Foto: Assessoria PMU
O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vai intensificar, nos próximos dias, as ações de combate à dengue na região do antigo poliesportivo. Agentes de combate a endemias (ACEs) realizarão visitas domiciliares para orientar a população, fiscalizar os quintais e divulgar a ação de bota-fora que acontecerá ainda esta semana.
O local foi selecionado com base nos resultados do último levantamento rápido do índice de infestação pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti (o Liraa), realizado na última semana, e também pelo surgimento de casos positivos de dengue, explicou a coordenadora da Vigilância Ambienta, Renata Luzia Ferreira.
A área escolhida foi a região da Unidade Básica de Saúde (UBS) San Remo, que é composta por 27 bairros, 115 quarteirões e uma população estimada em pouco mais 3 mil habitantes. Estão incluídos no setor os jardins Petrópolis e Colibri, bem como o San Remo, o San Gaetano, parques, jardins e conjuntos habitacionais próximos, onde a infestação predial chegou a 5,1%.
Em uma ação semelhante, cinco toneladas de resíduos diversos – que poderiam se tornar criadouros do Aedes aegypti – foram recolhidos das vias públicas do Parque Industrial, jardins Alto da Glória, Pimentel e Arco-Íris.
“No trabalho de campo solicitamos à população o reforço nos cuidados para eliminar focos do mosquito, que se formam em recipientes que acumulam água parada. A limpeza e organização do quintal é responsabilidade de cada morador”, alerta Renata Ferreira.
O trabalho dos agentes deve continuar nos outros bairros que também registraram alto índice de infestação, como as regiões das UBS Industrial, Sonho Meu, Bem-Estar e Guarani/Anchieta. Por localidade, os maiores índices do Liraa foram registrados na Escola Senador Souza Naves (10%), no Jardim San Gaetano (8%), Petrópolis (6,9%) e Aratimbó (5,1%).
No Jardim Arco Íris, Colégio Monteiro Lobato, Escola Paulo Freire, Parque Grevíleas e jardins Império do Sol e Verde Vale o índice variou entre 2% e 4,2%.
(Assessoria PMU)
Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
A Aciu Mulher promove o Mega Outlet Umuarama nos dias 16, 17 e 18 de…
Este site utiliza cookies
Saiba mais