Foto: Assessoria PMU
O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vai intensificar, nos próximos dias, as ações de combate à dengue na região do antigo poliesportivo. Agentes de combate a endemias (ACEs) realizarão visitas domiciliares para orientar a população, fiscalizar os quintais e divulgar a ação de bota-fora que acontecerá ainda esta semana.
O local foi selecionado com base nos resultados do último levantamento rápido do índice de infestação pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti (o Liraa), realizado na última semana, e também pelo surgimento de casos positivos de dengue, explicou a coordenadora da Vigilância Ambienta, Renata Luzia Ferreira.
A área escolhida foi a região da Unidade Básica de Saúde (UBS) San Remo, que é composta por 27 bairros, 115 quarteirões e uma população estimada em pouco mais 3 mil habitantes. Estão incluídos no setor os jardins Petrópolis e Colibri, bem como o San Remo, o San Gaetano, parques, jardins e conjuntos habitacionais próximos, onde a infestação predial chegou a 5,1%.
Em uma ação semelhante, cinco toneladas de resíduos diversos – que poderiam se tornar criadouros do Aedes aegypti – foram recolhidos das vias públicas do Parque Industrial, jardins Alto da Glória, Pimentel e Arco-Íris.
“No trabalho de campo solicitamos à população o reforço nos cuidados para eliminar focos do mosquito, que se formam em recipientes que acumulam água parada. A limpeza e organização do quintal é responsabilidade de cada morador”, alerta Renata Ferreira.
O trabalho dos agentes deve continuar nos outros bairros que também registraram alto índice de infestação, como as regiões das UBS Industrial, Sonho Meu, Bem-Estar e Guarani/Anchieta. Por localidade, os maiores índices do Liraa foram registrados na Escola Senador Souza Naves (10%), no Jardim San Gaetano (8%), Petrópolis (6,9%) e Aratimbó (5,1%).
No Jardim Arco Íris, Colégio Monteiro Lobato, Escola Paulo Freire, Parque Grevíleas e jardins Império do Sol e Verde Vale o índice variou entre 2% e 4,2%.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais