Foto: Assessoria PMU
A campanha “Dengue – Aqui o mosquito não entra”, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Paraná, teve sua premiação regional na manhã desta sexta-feira, 8, na unidade de Umuarama.
A região se destacou com o 1º lugar estadual na categoria ‘Equipe’, conquistado pelos atiradores do Tiro de Guerra 05.012 (com 22.667 focos do mosquito eliminados), e pelo 2º lugar com os agentes de endemias de Moreira Sales (22.165 focos extintos).
Outro avanço importante foi no volume total de focos contidos – foram 106 mil no ano passado e em 2022 o número subiu para mais de 259 mil, em todo o Estado.
“O objetivo da campanha é conscientizar a população paranaense sobre a importância do envolvimento de cada cidadão no combate ao mosquito transmissor da dengue”, disse a gerente do Sesc/Umuarama, Thais Mariane dos Santos. “O crescimento de 144% em relação ao ano passado foi surpreendente e nos motiva a trabalhar ainda mais nas próximas edições”, afirmou.
A região de Umuarama foi destaque entre as demais unidades regionais do Sesc, com o maior número de focos eliminados – quase 60 mil.
“Esta conquista só foi possível graças à união, participação e engajamento de parceiros como o Tiro de Guerra, a Vigilância Ambiental e os agentes de combate a endemias (ACEs), a 12ª Regional de Saúde, a Prefeitura de Umuarama – aqui representada pelo prefeito Hermes Pimentel – e os demais municípios da região”, agradeceu a técnica de Saúde e Ação Social do Sesc, Kauane Ribeiro Meschial.
Na categoria ‘Participante Individual’, o vencedor foi Eduardo Oliveira dos Santos, de Moreira Sales, com 8.322 focos eliminados, seguido pelo monitor Aragonez, do TG 05.012 (4.841) e por Luiz Felipe Cota Pinto, também de Moreira Sales (3.999 focos). Já na categoria ‘Prefeituras’, o primeiro lugar ficou com Moreira Sales (22.007 focos), em segundo ficou Umuarama (36.803) e em terceiro Esperança Nova (129 focos eliminados).
As agentes de combate a endemias Luiza Suenaga e Bruna dos Santos ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugar entre os agentes do município, categoria vencida pela ACE Franciele do Amaral, que eliminou 3.984 potenciais focos de reprodução do mosquito da dengue durante a campanha e faturou um smartphone patrocinado pela Fundação Cultural de Umuarama.
“Agradeço o empenho dos agentes e a parceria com o Tiro de Guerra e outras instituições, que já nos permitiram eliminar 250 mil possíveis focos do mosquito, e também o apoio total do prefeito Hermes Pimentel nas ações de combate à dengue. Não podemos desanimar porque a luta continua”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luiza Ferreira.
O prefeito Pimentel parabenizou o Sesc, o Tiro de Guerra – instituição da qual é o diretor de honra –, os agentes e todos os envolvidos na campanha, “pelo importante trabalho em defesa da saúde da população de Umuarama e região”.
Além dele, a premiação teve ainda a participação dos prefeitos de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, e de Esperança Nova, Everton Barbieri, o chefe de instrução do TG, subtenente Rodrigo de Freitas Gomes, e o gerente-executivo do Senac/Umuarama, Tiago Teixeira Titericz.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais