Foto: Assessoria PMU
O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Umuarama constituiu sua diretoria na manhã desta sexta-feira (1º), em assembleia realizada na sala de reuniões do Gabinete, na Prefeitura.
O advogado Raul dos Santos, servidor na Secretaria Municipal de Administração, foi eleito presidente e Karine Juliane Giroto dos Santos, do setor de Postura da Secretaria Municipal da Fazenda, será a vice-presidente. O gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, foi escolhido como secretário-executivo. A diretoria tem mandato de dois anos.
Composto de forma tripartite – com o mesmo número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público (no mínimo nove e no máximo 18 membros titulares) – o conselho terá a primeira diretoria composta por representantes do município.
“Esta foi uma das decisões da reunião. As diretorias terão sistema de rodízio e a primeira composição ficou para os integrantes do poder público. Após o mandato de dois anos haverá alternância e os outros setores também assumirão”, explicou Reginaldo Barros.
O prefeito Hermes Pimentel e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, acompanharam a assembleia de instituição do Conselho Municipal do Trabalho. “Agradecemos a disposição e o empenho de cada um dos membros, em participar deste importante órgão de representação e fiscalização do trabalho. Vocês vão prestar um importante serviço para o município”, disse Pimentel.
Só quem mora, vive e trabalha no município conhece a realidade e sabe identificar as reais necessidades e potencialidades locais, podendo assim traçar diretrizes e prioridades para as políticas públicas de emprego, trabalho e renda, destacou o secretário Marcelo Adriano. “Cabe aos conselheiros a importante tarefa de exercer o papel político de gestores desta política, participando das ações mais relevantes”, completou.
A reunião contou ainda com a presenças do chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Justiça e Família (Sejuf), Francisco Bochi, e do técnico assistente Valdir Torisco de Menezes.
O conselho é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador, que tem por finalidade estabelecer, acompanhar e avaliar a política municipal do trabalho, emprego e renda. Cabe ao organismo propor medidas para o desenvolvimento e para a gestão do sistema público de emprego, conforme a lei 4.445/2020.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais