Esporte

Capacitação de profissionais para Jogos de Integração do Idoso é realizada em Umuarama

O treinamento dos profissionais de Educação Física que atuarão nos Jogos da Integração do Idoso, que acontecerá em Guaratuba do dia 28 de agosto a 1º de setembro, foi concluído na última semana, no Ginásio de Esportes Mário Oncken, em Umuarama.

O professor Valdir Nunes Filho, da Superintendência Geral do Esporte foi quem ministrou a qualificação dos profissionais. “A Capital da Amizade foi representada no evento pela equipe de profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e pelos alunos atletas da Unidade de Treinamento do Idoso (UTI)”, disse o secretário Jeferson Ferreira.

O chefe da Região 6 da Paraná Esporte, professor Adalberto Carlos Rigobello também esteve presente. Os Jogos da Integração do idoso iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do governo do Estado para criar um projeto de fomento à atividade física e esportiva para pessoas da melhor idade.

Os jogos são uma tradição nos municípios que passaram a ofertar treinamentos adaptados nas modalidades esportivas destinadas aos atletas da terceira idade.

“Dentre essas modalidades, podemos citar o basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro (acima de 70 anos), tênis de mesa, jogos de mesa (dama e dominó) e xadrez, além de atividades e jogos de salão”, acrescentou Jefinho.

O Paraná havia dado uma pausa nos jogos durante um período curto de tempo. A retomada aconteceu em 2017, com apoio da Paraná Esporte, que assumiu o pagamento da arbitragem, material esportivo e premiação.

Em 2022, com os efeitos da pandemia sob controle, as atividades serão retomadas novamente do Litoral do Estado, berço da competição.

(Redação e Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

23 minutos ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

2 horas ago

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

2 horas ago

Amor medido em gotas: leite materno une histórias de mães em Umuarama

O leite materno pode chegar em pequenas quantidades, mas assumir um significado enorme para uma…

3 horas ago

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

4 horas ago

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais