Umuarama

Uso de drones no noroeste e oeste elimina perdas agrícolas na aplicação de defensivos

O uso de drones nas propriedades rurais das regiões oeste e noroeste do Paraná vem facilitando a vida dos agricultores. A tecnologia aérea oferecida pela empresa Paraná Topografia e Pulverizações garante mais agilidade no trabalho de pulverização da lavoura, reduzindo as perdas com a entrada de tratores e mantendo a ação do defensivo agrícola por mais tempo nas plantações.

“O uso do drone evita o amassamento que costuma acontecer pelo sistema terrestre, onde as perdas chegam a 10%. Tem ainda a vantagem da velocidade de aplicação, que permite cobrir uma área de 7 alqueires por hora com exatidão”, explica o engenheiro agrimensor, piloto e proprietário da Paraná Topografia e Pulverizações, Luciano de Oliveira Rubio Perez.

Em Alto Paraíso, a tecnologia de aplicação de fertilizantes com drones já passou por 50 propriedades. O preço do serviço é variável e pode custar entre R$ 180 e R$ 300 por alqueire paulista, levando em conta o tamanho da área, cultura e a especificação do defensivo a ser aplicado. A empresa atende as regiões oeste e noroeste do Paraná e o Mato Grosso do Sul.

Segundo Luciano, a opção de muitos produtores pelo uso da tecnologia ao invés das pequenas aeronaves tradicionais, por exemplo, é o fim do risco de deriva, problema que causou a perda dos bichos da seda e também afeta os tanques de peixes. O drone carrega 30 litros e com essa quantia pulveriza até 3 hectares no tempo de oito a dez minutos.

“Tem muito produtor que utilizou o serviço, aprovou e já contratou para próxima safra. O drone pode fornecer o mapa de aplicação e também as falhas dos pontos onde o defensivo não foi aplicado”, resumiu Luciano.

Marcos de Oliveira

Recent Posts

UEM abre inscrições para o Mestrado em Sustentabilidade no campus de Umuarama

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o processo seletivo do…

15 minutos ago

Homem se entrega à PM durante cerco em região de mata em Francisco Alves

O homem que era alvo de um cerco em uma região de mata em Francisco…

35 minutos ago

Em Francisco Alves, PM faz cerco a homem que teria tentado matar ex-companheira; vídeo

A Polícia Militar (PM) faz um cerco em Francisco Alves para localizar e prender um…

1 hora ago

Ponte sobre o Rio Piquiri está liberada ao tráfego após um ano interditada; há restrições

A ponte sobre o Rio Piquiri, na BR-272/PR, entre Francisco Alves e Terra Roxa, está…

2 horas ago

Operação contra grupo liderado por influenciadora termina com oito prisões em Umuarama

A Operação Beverly Hills, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), cumpriu…

2 horas ago

Delegado revela detalhes de grupo que vendia cocaína por delivery em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais