Umuarama

Sanepar e IDR Paraná promovem Dia de Campo nesta sexta-feira (24) em Umuarama

Sanepar e IDR Paraná promovem Dia de Campo nesta sexta-feira (24) em Umuarama
Marcos de Oliveira
OBemdito
22 de junho de 2022 11h24

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) promovem nesta sexta-feira (24), na Estância Serrinha, em Umuarama, o Dia de Campo – Manejo do Solo e Água na Bacia do Rio Piava.

O evento começa a partir das 13h e deverá contar com a presença de autoridades municipais, produtores rurais e alunos dos cursos de ciências agrárias. Na ocasião, técnicos da Sanepar irão apresentar o resultado dos investimentos feitos em parceria com o IDR Paraná na Conservação da Bacia do Rio Piava.

O rio é a principal fonte de captação de água de Umuarama e para evitar o assoreamento e a Sanepar investiu cerca de R$ 800 mil ao longo do ano na preservação da mata ciliar com construção de terraços dentro das 59 propriedades que estão distribuídas em 8, 4 mil hectares da Bacia do Rio Piava.

Além da Sanepar, os participantes poderão acompanhar outros dois painéis organizados pelo IDR Paraná. No primeiro deles, o engenheiro agrônomo Celso Seratto vai falar sobre infiltração da água no solo. O processo será mostrado com ajuda do aparelho infiltrômetro de cornel. Na sequência, o engenheiro agrônomo Danilo Eduardo Sebin abordará o tema impacto e conservação no perfil do solo.

“Nossa expectativa é reunir 100 pessoas no evento voltado a nosso mais importante manancial que é a Bacia do Rio Piava”, resumiu o gerente regional do IDR Paraná, Rafael Meier de Mattos.

SERVIÇO

O quê: Dia de Campo “Manejo do Solo e Água do Rio Piava”
Onde: Estância Serrinha, PR-580, a 2,5 quilômetros do Trevo do Jabuticabeira
Quando: Sexta-feira (24), das 13h às 16h

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.