Umuarama

Vigilância informa que aplicação de ‘fumacê’ segue critérios do Ministério da Saúde

O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental de Umuarama informa que o município concluiu o primeiro dos cinco ciclos de aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue em veículos equipados com pulverizador de Ultra Baixo Volume (UBV) – o chamado ‘fumacê’.

A estratégia, lançada com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segue o manual de procedimentos determinado pelo Ministério da Saúde.

Na última semana, quando a Sesa confirmou duas mortes por complicações da dengue que estavam em investigação há meses, Umuarama atingiu 1.070 casos confirmados da doença – no acumulado do ano epidemiológico, iniciado em agosto/2021.

Havia ainda 219 suspeitas em investigação e 928 negativos, dentre as 2.260 notificações registradas. A doença está presente em toda a cidade e as regiões de 16 unidades enfrentam surto.

Depois de uma avaliação geral do quadro e também de pedidos da população, foi solicitada a liberação do ‘fumacê’ para combater o mosquito na fase adulta e com a autorização do Estado, a aplicação iniciou no último dia 14.

“Fechamos o primeiro ciclo e nesta semana iniciamos o segundo. A previsão é que até o final do mês os cinco ciclos estejam completos e consigamos reduzir a população do mosquito transmissor”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

FUMACÊ

Os veículos com ‘fumacê’ percorrem os bairros com maior infestação do mosquito Aedes aegypti. O UBV é uma estratégia no controle considerada por especialistas como último recurso no controle do mosquito.

“A forma mais efetiva é eliminar recipientes e proteger locais que possam acumular água parada, dificultando a reprodução do mosquito. Mas é necessário o empenho da comunidade e infelizmente muitos deixam a desejar, no cuidado dos quintais”, acrescenta Renata.

A aplicação do ‘fumacê’ segue critérios rígidos, determinados pelo Ministério da Saúde. “Somente profissionais qualificados podem operar o UBV e a aplicação não pode ser feita com o sol alto, por isso os horários são das 6h às 8h da manhã e das 16h às 20h, no período da tarde e noite. É necessário clima ameno, sem sol e com ventos fracos”, explica o coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais. Sem essas condições a aplicação deve ser suspensa.

A velocidade dos veículos também é controlada (5km/h) durante a pulverização. “Quando as caminhonetes circulam mais rápido é porque estão em deslocamento, sem a aplicação do inseticida, mesmo que as bombas estejam acionadas. A pulverização é feita em baixa velocidade”, informa o coordenador.

Ele pede, ainda, que a população dos bairros onde é feito o ‘fumacê’ deixe portas e janelas abertas nos horários da dedetização, e explica que em pontos onde não for possível o acesso dos veículos com o UBV o trabalho será feito com bombas costais.

BAIRROS

Conforme o roteiro, os bairros selecionadas para aplicação serão percorridos pelo menos três vezes no período de duas semanas – incluindo domingos e feriados. “As equipes trabalharão sem folga, até finalizarem o serviço, a não ser que ocorram chuvas ou condições desfavoráveis. A população deve ficar atenta porque em alguns trechos os veículos precisarão trafegar pela contramão de direção”, alertou a coordenadora Renata Ferreira.

Os veículos são bem sinalizados e os órgãos de fiscalização do trânsito já foram informados.

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 minuto ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

48 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais