Cotidiano

Casa da Paz de Umuarama está vendendo o tradicional bolo de Santo Antônio

De acordo com a tradição, quem encontrar a medalhinha escondida no bolo irá se casar em breve

Foto: Danilo Martins/OBemdito
11 de junho de 2022 08h19

Seguindo a tradição anual, a Casa da Paz e a Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está vendendo o tradicional bolo de Santo Antônio. Respeitando a tradição da trezena, as vendas dos bolos teve início no primeiro dia de junho e seguirão até o 13º dia do mês - a próxima segunda-feira.

Neste ano a produção contou com a ajuda de 8 voluntários que começaram a produção no mês de maio e conseguiram produzir mais de 3 mil bolos neste ano. Também foram adquiridas cerca de mil medalhinhas que serão colocadas dentro de 1 a cada 3 pedaços do bolo.

De acordo com a tradição, quem encontrar a medalhinha do rei franciscano irá se casar em breve ou alcançará uma graça por intercessão do santo. A origem desta tradição se dá início na época que Santo Antônio viveu. Conta a história que as noivas tinham que pagar dote para a família do noivo, então as mais humildes tinham menos oportunidade de arrumar um bom casamento e Santo Antônio como era de uma família que tinha bens, pagava estes dotes. Foi assim que esta devoção chegou até os fiéis.

Neste ano e semelhante aos dois anos passados, a venda dos bolos servirá para custeio das reformas da nova sede da Casa da Paz, que mudou recentemente de endereço, bem como para a manutenção da instituição que opera ofertando cursos de informática, música e artesanato além de acolher e direcionar ao mercado de trabalho de jovens carentes da cidade.

Cada pedaço tem o valor de R$ 5 reais e pode ser adquirida no escritório paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica na avenida Liberdade, 2980, no Jardim Panorama, ou na nova sede da Casa da Paz, que está localizada na rua Mimosa, 3172, no Jardim Tangará de Umuarama.