Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Testes de Covid estão sendo realizados nas unidades básicas de saúde de Umuarama

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Testes de Covid estão sendo realizados nas unidades básicas de saúde de Umuarama
Redação
OBemdito
6 de junho de 2022 09h04

Muitos moradores de Umuarama estão com dúvidas a respeito dos testes de Covid e alguns mantiveram contato com OBemdito para tentar esclarecer a questão. Houve inclusive questionamentos se os testes continuavam a ser ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que os testes seguem sendo realizados nas unidades básicas de saúde (UBSs). No entanto, são os médicos quem determinam a necessidade do teste.

“Temos em todas as unidades, mas tem critérios para fazer os testes, tem a conduta médica”, explicou o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Quando uma pessoa precisa de atendimento emergencial (com sintomas mais graves), deve se deslocar até o Pronto Atendimento Municipal.

MUDANÇA EM MAIO

A Secretaria de Saúde de Umuarama anunciou que no dia 2 de junho o Ambulatório de Síndromes Gripais, popularmente chamado de Tenda Covid, encerraria suas atividades. Com isso, o atendimento foi descentralizado para todas as unidades básicas de saúde, nos casos leves, e para o Pronto Atendimento (PA), em casos moderados e agravos.

O atendimento de pacientes com sintomas gripais suspeitos de covid é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h nas UBS. “Nos demais horários e aos finais de semana os atendimentos para casos moderados e graves serão realizados no Pronto Atendimento Municipal. Vale destacar que todas as 24 unidades de saúde vão oferecer os serviços que garantam a assistência de qualidade a todos os cidadãos”, afirmou.

Porém, na ocasião, o secretário Herison informou que para o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados com covid são observadas uma série de normas, determinadas pela política de enfrentamento à covid existente no Brasil, especialmente a Resolução 0243/2022 da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), como a utilização de máscaras, tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde. “Não será permitida a aglomeração de pessoas dentro das UBSs e vamos incentivar que todos higienizem periodicamente as mãos”, alerta.

Os pacientes que tenham sintomas de síndrome gripal, que receberam testes com resultado positivo ou foram expostos a alguém com covid, deverão ser orientados de que o uso de máscaras em ambientes públicos e privados é fundamental e obrigatório. “A orientação primordial é para que todos se vacinem. A principal estratégia de prevenção de saúde pública para acabar com a pandemia é vital cumprir todo o esquema vacinal indicado no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para cada faixa etária”, observa o secretário.

(Redação OBemdito e Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.