Foto: Assessoria PMU
Os 2.550 servidores da Prefeitura de Umuarama serão desafiados, nos próximos dias, a participar de um projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) com o objetivo de combater a obesidade através de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis.
A ideia é envolver todas as secretarias e o prefeito Hermes Pimentel já avisou que também vai participar. Os vencedores serão premiados com viagens para Salvador (1º lugar), Termas de Jurema (2º) e Foz do Iguaçu (3º), todos com direito a acompanhante.
O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), na sala de reuniões do Gabinete, com a presença do prefeito e dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira, e de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, do diretor de Recursos Humanos, Alexandre Faker Ribeiro, professores e técnicos de esportes, nutricionistas, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e o presidente a Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), Benedito Barbosa – o Dito.
Intitulada “Eu também posso”, a ação faz parte de um programa maior implementado pela Smel, com o apoio do prefeito Pimentel (o “Pessoas ativas, Umuarama mais saudável”), uma iniciativa inovadora que estimula a prevenção em saúde por meio do engajamento da população em atividades físicas.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta um aumento de 10% no número de praticantes em todo o mundo, até 2025, e de 15% até 2030. Estamos empenhados em atingir esses percentuais”, afirmou Jefinho.
Alguns números apurados pela Smel mostram a importância da iniciativa: 64% das mortes atribuídas à covid-19 em Umuarama estavam associadas a comorbidades agravadas pela obesidade, como diabetes e hipertensão. Na rede municipal, 16,9% dos alunos (de até 12 anos) são obesos e 17,6% estão com sobrepeso.
De 562 servidores entrevistados pela Smel, 45% declararam não praticar nenhuma atividade física – a maioria por preguiça ou ‘falta de tempo’. Destes, 37% estão com sobrepeso e 17% foram considerados obesos, fora casos de magreza e obesidade mórbida – e só 36% estão dentro do peso ideal.
“Nosso projeto vem para tentar mudar essa realidade, integrando as secretarias em um programa de emagrecimento saudável para os servidores”, disse Jefinho, mas a perda de peso não é o único critério para definir os vencedores.
“Também haverá desafios semanais, atividades físicas em grupo e individuais, palestras e orientação nutricional. Queremos uma mudança de hábitos e mais qualidade de vida, prevenindo diversos males”, completou.
Os participantes terão acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e professores de educação física. A avaliação do percentual de perda de gordura terá o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), que vai ceder um professor e o laboratório. A Assemu patrocinará a premiação.
As datas também já estão definidas: credenciamento de 6 a 22 de junho, avaliações de 27 de junho a 1º de julho, início em 4 de julho e término em 17 de outubro. Os vencedores serão conhecidos e premiados no Dia do Servidor Público – 28 de outubro.
O programa já foi testado com a equipe da Smel e surtiu resultados surpreendentes. “Agora vamos estender para os servidores municipais e, no futuro, para os empregados do comércio – com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) – e a toda a população que almeja uma vida saudável, tudo isso com o apoio e o estímulo do prefeito Hermes Pimentel, que tem prestigiado e participado das atividades realizadas pela Smel”, concluiu o secretário Jefinho.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais