Umuarama

Sestram encerra programação do Maio Amarelo, porém segurança no trânsito deve continuar

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) – que reúne a Guarda Municipal e a Diretoria de Trânsito (Umutrans) – encerrou na manhã desta segunda-feira, 30, a programação da campanha Maio Amarelo com uma palestra aos idosos do programa Vida Ativa Melhor Idade que se reúnem no Salão Santa Clara, da Igreja São Francisco de Assis.

“As ações da campanha terminam hoje, mas o cuidado com a vida no trânsito deve continuar. Crianças e idosos são as maiores vítimas de atropelamentos e em Umuarama, neste ano, já tivemos duas mortes de pessoas com idade mais avançada entre as cinco vítimas fatais do trânsito”, destacou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer.

A palestra desta segunda teve a participação do instrutor de trânsito do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Everton Luiz Pereira. “Segurança no trânsito é um tema que não pode sair de evidência. Por ano mais de 1,3 milhão de pessoas morrem em todo mundo, vítimas de acidentes – são mais de 100 mil por mês, praticamente a população de Umuarama”, lembrou Dianês.

O Maio Amarelo surgiu no Brasil, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, e aos poucos ganhou o mundo para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro, dado o alto índice de mortos e feridos em acidentes – principalmente jovens.

O trânsito mata mais que muitas doenças, inclusive o câncer, e são mortes evitáveis – diferente das doenças. Só neste ano já morreram cinco pessoas nas ruas da cidade. Em todo o ano passado os acidentes mataram nove pessoas – mesmo saldo de 2021 e abaixo de 2019, que teve 15 mortes. Conforme dados da Polícia Militar, Umuarama teve 216 acidentes entre janeiro e março deste ano. No total, 2021 teve 985 atendidos pela PM.

“Os condutores hoje andam muito desatentos, com atenção no celular enquanto dirigem, e acabam cruzando preferenciais, passando no sinal vermelho e isso tem provocado mais acidentes. Por isso o idoso deve redobrar a atenção ao cruzar uma rua ou avenida, olhar dos dois lados, esperar os carros passarem – mesmo na faixa de pedestres – e só atravessar com total segurança”, orientou a diretora de trânsito.

Neste ano, após a pausa causada pela pandemia, o Maio Amarelo voltou com ações presenciais e teve blitze educativas e de fiscalização, orientações em entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, conscientização de grupos específicos e na atividade ‘Vou de Bike’, ações nas feiras do produtor, no Lago Aratimbó, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), além palestras e uma simulação de acidente com encenação.

A campanha reuniu a Sestram (guardas, inspetores e agentes de trânsito), Polícia Militar, Sest/Senat, 20ª Ciretran/Detran, Corpo de Bombeiros, Samu e Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), entre outros parceiros.

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

31 minutos ago

Amor medido em gotas: leite materno une histórias de mães em Umuarama

O leite materno pode chegar em pequenas quantidades, mas assumir um significado enorme para uma…

1 hora ago

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

2 horas ago

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

2 horas ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

3 horas ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais