Umuarama

Mascote do PETI já foi escolhido e resultado será divulgado no próximo dia 12

O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Umuarama lançou concurso para escolher o mascote que vai representar o programa na cidade. A comissão organizadora se reuniu na manhã da última sexta-feira (27) e o vencedor já foi escolhido. O resultado será oficialmente comunicado no dia 12 de junho em ação especial que será realizada no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa.

De acordo com Sandra Prates, chefe de divisão da Proteção Especial, conta que a comissão julgadora foi composta por ela, pelo presidente do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivo Galdino da Silva, a coordenadora técnica-pedagógica de documentação escolar, Viviane Aparecida Cameloti da Silva, a coordenadora do curso de Marketing e Pedagogia da Unialfa, Lais Bueno Tonin, a educadora social do PETI, Roselene de Sousa, e a coordenadora do PETI, Daniele Ferreira da Maia.

Ela conta que foi muito difícil tomar a decisão da escolha do vencedor. “A qualidade e a criatividade dos trabalhos foram realmente impressionantes. Todos os jurados ficaram positivamente surpresos com as propostas apresentadas pelos alunos das instituições atendidas pelo PETI: conseguimos identificar a empolgação, a dedicação e principalmente a criatividade e o talento de todos”, afirma.

Participaram 631 alunos da Aram (Guarda Mirim), Bem Viver, Colorindo o Futuro, Casa da Paz, Assebe e Associação Vida e Solidariedade. “Com certeza o projeto vai movimentar e dar muita visibilidade a esse programa tão importante que trata do trabalho infantil. Foram criados pelo menos 96 mascotes diferentes entre animais, objetos e criação própria, sem contar os que se repetiram”, relata.

Sandra conta que o quesito ‘justificativa’ teve o peso maior na escolha do mascote, critério indicado nas regras do concurso. “Apesar disso seria possível realizar uma exposição com os desenhos maravilhosos que recebemos. As crianças e adolescentes capricharam demais e entre tantos debates, opiniões e argumentos conseguimos chegar em um consenso e escolher o trabalho vencedor”, resume.

O mascote, segundo ela, será a identidade e a representação do PETI. “Ele deverá contribuir para a divulgação e dar maior visibilidade ao programa, estabelecendo uma relação de cumplicidade com as crianças, adolescentes e a comunidade em geral, expandindo o alcance do PETI, que sempre frisa que ‘lugar de criança é na escola e não trabalhando’”, aponta, acrescentando que a criança (ou adolescente) vencedor ganha um tablet e a entidade em que esse aluno frequenta vai ser contemplada com uma Smart TV de 42 polegadas.

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

27 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais