Umuarama

Prefeitura recebe visita da Apae e alunos pedem apoio para inserção no mercado de trabalho

O prefeito Hermes Pimentel recebeu uma visita especial na manhã desta terça-feira, 17, na Prefeitura. Um grupo de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi conhecer o Gabinete, partilhar algumas histórias e solicitar o apoio do município para o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Os alunos – jovens e adolescentes acima de 16 anos – estavam acompanhados pela professora Maria Franchini Valério e pela psicóloga Alba Valéria de Pauli. A visita teve também presença do secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva. “Agradecemos a Apae por este momento e nos colocamos à disposição para articular possibilidades de acesso ao primeiro emprego para os alunos. Sei que as oportunidades vão ajudar e muito no desenvolvimento social deles”, comentou Pimentel.

A Escola Especial Nice Braga, que é mantida pela Apae, tem hoje cerca de 320 alunos divididos em turmas pela manhã e à tarde. A professora Maria Franchini dirige um projeto com atividades todas as terças pela manhã, que objetiva preparar cerca de 20 alunos para o mercado de trabalho, além de direcionamento para facilitar a integração e melhorar o convívio social. A visita desta terça faz parte desta ação.

“Temos muitos alunos com grande capacidade e vontade de trabalhar, mas que infelizmente não são vistos pelos empregadores. Eles podem se tornar ótimos profissionais. Temos alunos empregados há 13, até 17 anos na mesma empresa. São funcionários responsáveis, dedicados e eficientes em suas atribuições, por isso estamos buscando mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou a professora.

Outra dificuldade é que alguns dos alunos estão perdendo benefícios sociais, “portanto é muito importante que eles consigam trabalho e possam ter a própria renda para as suas necessidades e da família”, solicitou, “sem falar que a experiência profissional também ajuda na evolução pessoal, melhora a postura e a integração à sociedade, a partir do convívio social”, completou.

O prefeito Pimentel reconheceu alguns dos alunos, moradores do Conjunto Sonho Meu e da região do Parque Industrial, onde ele reside, e disse que é um aliado nesta luta. “Estamos buscando recursos para a escola, a Apae e agora vamos nos empenhar também na articulação por vagas no mercado de trabalho. Deixamos aqui o nosso apelo aos empresários, por oportunidades, e contamos com o apoio da sociedade organizada”, completou.

(Assessoria PMU)

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

7 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

8 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

9 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

9 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

10 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais