Umuarama

Escolinha de Trânsito retorna atividades após dois anos e meio de pandemia

Após uma pausa de dois anos e meio, em virtude da pandemia de coronavírus, a Escolinha de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram) retomou suas atividades nesta terça-feira, 17, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do quarto ano ‘A’ da Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso foram selecionados para a volta das aulas de trânsito, que objetivam plantar uma ‘semente’ para que a cidade tenha pedestres conscientes e bons motoristas no futuro.

A aula inaugural da nova fase da escolinha teve a presença do prefeito Hermes Pimentel, além dos secretários municipais da Sestram, Elizeu Vital da Silva; da Educação, Mauriza de Lima Menegasso e equipe; de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos; a diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer; e representando a Guarda Municipal o inspetor Thiago Mota Neri. A instrutora será Andressa Siqueira Morando.

A última turma fez o curso em novembro de 2019. “Depois disso tivemos o período de férias escolares e na volta às aulas, em 2020, a pandemia suspendeu todas as atividades presenciais. O nosso objetivo é educar a criança para não ter de punir o adulto, no futuro. É uma alegria ter os alunos de volta, pois o que se aprende nesta fase fica para a vida toda”, disse a inspetora Dianês.

Pimentel destacou a importância de conhecer as regras de trânsito já na infância. “O que o aluno aprende aqui ele passa a cobrar na conduta dos seus pais e familiares, o que aumenta a segurança do trânsito e ajuda a salvar vidas. Já estivemos na condição dos alunos e hoje devemos dar o exemplo. Uma boa base nesta fase da vida fará, com certeza, com que tenhamos um trânsito seguro e mais respeito à vida quando os alunos forem os motoristas”, disse o prefeito.

O secretário Vital explicou que o curso é composto por três aulas – duas teóricas e uma prática, na minipista que simula condições de trânsito e orienta sobre a sinalização. “Na aula prática alguns alunos se tornam condutores, pilotando triciclos, enquanto os demais fazem o papel de pedestres. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal e outros estabelecimentos de ensino que manifestarem interesse devem passar pelo curso”, afirmou.

“Temos um ótimo retorno dos pais, que elogiam o aprendizado e a mudança de postura dos filhos após o curso. Esperamos que o aprendizado seja de fato levado para casa, para a vida das famílias dos alunos, e provoque mesmo uma mudança de comportamento porque o trânsito pode trazer uma série de riscos à segurança e à vida das pessoas, caso as regras não sejam respeitadas”, concluiu a secretaria Mauriza Menegasso.

(Assessoria PMU)

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

10 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais