Foto: Prefeitura de Umuarama
Após uma pausa de dois anos e meio, em virtude da pandemia de coronavírus, a Escolinha de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram) retomou suas atividades nesta terça-feira, 17, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do quarto ano ‘A’ da Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso foram selecionados para a volta das aulas de trânsito, que objetivam plantar uma ‘semente’ para que a cidade tenha pedestres conscientes e bons motoristas no futuro.
A aula inaugural da nova fase da escolinha teve a presença do prefeito Hermes Pimentel, além dos secretários municipais da Sestram, Elizeu Vital da Silva; da Educação, Mauriza de Lima Menegasso e equipe; de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos; a diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer; e representando a Guarda Municipal o inspetor Thiago Mota Neri. A instrutora será Andressa Siqueira Morando.
A última turma fez o curso em novembro de 2019. “Depois disso tivemos o período de férias escolares e na volta às aulas, em 2020, a pandemia suspendeu todas as atividades presenciais. O nosso objetivo é educar a criança para não ter de punir o adulto, no futuro. É uma alegria ter os alunos de volta, pois o que se aprende nesta fase fica para a vida toda”, disse a inspetora Dianês.
Pimentel destacou a importância de conhecer as regras de trânsito já na infância. “O que o aluno aprende aqui ele passa a cobrar na conduta dos seus pais e familiares, o que aumenta a segurança do trânsito e ajuda a salvar vidas. Já estivemos na condição dos alunos e hoje devemos dar o exemplo. Uma boa base nesta fase da vida fará, com certeza, com que tenhamos um trânsito seguro e mais respeito à vida quando os alunos forem os motoristas”, disse o prefeito.
O secretário Vital explicou que o curso é composto por três aulas – duas teóricas e uma prática, na minipista que simula condições de trânsito e orienta sobre a sinalização. “Na aula prática alguns alunos se tornam condutores, pilotando triciclos, enquanto os demais fazem o papel de pedestres. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal e outros estabelecimentos de ensino que manifestarem interesse devem passar pelo curso”, afirmou.
“Temos um ótimo retorno dos pais, que elogiam o aprendizado e a mudança de postura dos filhos após o curso. Esperamos que o aprendizado seja de fato levado para casa, para a vida das famílias dos alunos, e provoque mesmo uma mudança de comportamento porque o trânsito pode trazer uma série de riscos à segurança e à vida das pessoas, caso as regras não sejam respeitadas”, concluiu a secretaria Mauriza Menegasso.
O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…
O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…
A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…
O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…
Este site utiliza cookies
Saiba mais