Umuarama

Alunos do Senac aprendem sobre o funcionamento do Aterro Sanitário

Um grupo de 25 alunos de cursos técnicos do Senac (Serviço Nacional do Comércio) conheceram as instalações do Aterro Sanitário de Umuarama, onde é realizado o gerenciamento de todos os resíduos sólidos produzidos no município. A atividade de campo foi coordenada pela engenheira ambiental Rafaela Moreira, chefe de divisão e responsável técnica pelo local.

Ela iniciou a ‘Tarde de Educação Ambiental’ contando que o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo e que apenas 49% dos municípios brasileiros têm aterros sanitários – no Paraná, dos 399 municípios, apenas 185 têm. “A destinação mais adequada do lixo produzido pela população é o aterro sanitário e Umuarama pode fazer o gerenciamento respeitando todas as etapas, como coleta, transporte, tratamento e destinação final adequada”, detalhou.

A engenheira ambiental levou os alunos a cada setor do aterro, apresentando o funcionamento de e mostrando a destinação final de cada tipo de resíduo, explicando a importância da separação dos resíduos para o meio ambiente. “Também demostramos as boas práticas da engenharia aplicadas no ganho ambiental, preservando o solo e a água, o que pode ser facilmente constatado por meio de análises da água superficial, águas subterrâneas e do chorume tratado”, pontuou.

Rafaela destacou que no momento o aterro sanitário de Umuarama realiza a recirculação do chorume, ou seja, não há dispensa do líquido no meio ambiente. “Além dos resíduos domiciliares, o aterro recebe resíduos da construção civil, que recebem a triagem e britagem na usina adquirida com recursos próprios. Assim voltam para a cadeia produtiva, sendo utilizados na adequação de estradas rurais”, expôs.

Ao final da atividade, Fernanda alertou sobre a importância de se ter consciência sobre as próprias ações, que podem tanto contribuir para a gestão eficiente do manejo de resíduos, quanto prejudicar diretamente o meio ambiente. “Desta forma, é fundamental fazer o descarte do lixo de forma correta, além de tentar sempre reduzir o consumo”, afirmou.

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

36 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

1 hora ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais