Foto: acervo
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) que concede ao município de Cafezal do Sul o título de Capital da Cavalgada. A prática é uma das características marcantes do município, que se destaca nacionalmente e atrai público de vários estados.
Segundo o autor do projeto, a história de Cafezal do Sul está ligada às cavalgadas, das quais inclusive Curi vem participando. Emancipado em 1993, quando se desmembrou de Iporã, o município se caracterizou desde o início pelo transporte de pessoas e da produção com o uso de cavalos ou por meio de veículos de tração animal.
Assim, iniciou-se a realização anual das cavalgadas, como símbolo de representação da cultura local. O evento “Cavalgada de Cafezal do Sul” passou a ser amplamente conhecido, atraindo vários turistas todos os anos. O evento acontece em apenas um dia, mas as festividades se iniciam até quatro dias antes, quando cavaleiros e tropeiros começam a chegar na cidade com seus animais.
Notoriedade
A cavalgada ficou tão conhecida que é citada no livro “Histórias do Paraná”, que ressalta a sua notoriedade. Mas, segundo Alexandre Curi, a vocação da comunidade vai além deste evento, com o desenvolvimento de um projeto para implantação de uma escola de equitação rural para crianças, com equoterapia. Ainda se pretende implantar um Centro de Reprodução Animal para melhorar a qualidade do rebanho do município.
Soma-se a isso a realização de torneios e provas de laço, a realização de leilões, de rodeios e de festas. Todas as promoções envolvendo equinos, que passaram a fazer parte da identidade cultural do município. Por estes fatos, Cafezal do Sul merece ser reconhecida com o título de Capital da Cavalgada, justificou o parlamentar ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa.
Cavalgada dos Trabalhadores
Está chegando um dos mais tradicionais eventos de nossa região: a Cavalgada do Trabalhador de Cafezal do Sul. O Mega Evento, que já está em sua 22ª edição, atrai público da região e também de outros estados e já é considerado uma das maiores cavalgadas do Paraná.
O evento acontecerá nos dias 30 de abril e 1 de maio. Uma das grandes atrações deste ano será o show com a dupla Antony e Gabriel no dia 30. A dupla, que é conhecida por tocar grandes sucessos próprios e grandes hits que marcaram época, se apresentará em Cafezal e a entrada será gratuita. No dia 1 de maio acontecerá a grande cavalgada.
“Estamos trabalhando muito para que cada detalhe saia perfeito. Esse é um evento que sempre atrai uma grande quantidade de público e estamos nos preparando para que ele realmente seja um sucesso”, comenta o prefeito Juninho.
(Assessoria Alep e OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais