Umuarama

Liminar do TJ determina que professores em greve voltem para sala de aula

Uma liminar da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-PR) da Capital, em caráter de urgência, determina que os professores de Umuarama suspendam a greve e voltem para a sala de aula. A informação sobre a decisão judicial foi confirmada pelo Procurador Geral do Município, Renan Willian de Deus Lima, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (29).

O descumprimento da liminar prevê multa diária de R$ 20 mil para o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu). A decisão judicial da desembargadora Regina Afonso Portes atende uma Ação Declaratória impetrada pela Prefeitura Municipal alegando “ausência de manutenção do serviço educacional”. A liminar é passiva de recurso.

“É importante ressaltar que a decisão judicial não avalia outros aspectos da greve. Também não consideramos uma vitória sobre os professores, pelo contrário, nossa gestão é uma extensão da educação. Todos saem prejudicados com a paralisação das aulas”, definiu Renan.

A expectativa é que as aulas voltem ao normal nas escolas a partir desta segunda-feira (2). Os professores do magistério completaram dois dias de greve, deixando grande parte das escolas sem aula.

“O calendário escolar passará por mudança e será submetido à aprovação do núcleo regional de educação, que vai definir as datas de reposição das aulas”, observou a secretário municipal de Educação, Mauriza Lima.

Nós tentamos falar com a presidente do Sispumu, Lígia Strugala Bezerra, mas ela não respondeu nosso contato para comentar a decisão liminar.

Redação

Recent Posts

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

12 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

38 minutos ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

55 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

1 hora ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais