Umuarama

Professores em greve realizam passeata pelo centro de Umuarama

27 de abril de 2022 09h45

Com cartazes, faixas, gritos de apelo e carro de som os professores da rede pública municipal de ensino realizam uma passeata pelo centro de Umuarama na manhã desta quarta-feira (27). Os professores aderiram a uma greve por tempo indeterminado. A principal pauta é a correção do piso salarial da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama que representa a categoria, o munícipio tem aproximadamente 970 professores, sendo que a adesão ao movimento chega a 95%, conforme informações repassadas pela presidente Ligia Strugala Bezerra.

A principal reivindicação é a readequação do salário de acordo com o Piso Salarial Nacional do Magistério Público da Educação Básica. Em Umuarama, a categoria inicia a carreira com salário de R$ 1.640,00, ou seja, 17% abaixo do valor do pago pelo piso nacional de R$ 1.922,00 para 20h em sala de aula.

https://www.dailymotion.com/embed/video/x8adbao?autoplay=1

O QUE DIZ A PREFEITURA

Na manhã de segunda-feira (25), o prefeito Hermes Pimentel conversou com os jornalistas durante uma coletiva de imprensa. Na ocasião, ele fez um apelo para que os professores suspendessem a greve evitando mais transtornos para pais e alunos.

O procurador geral do município, Renan William de Deus Lima, afirmou que a prefeitura vai ajuizar uma ação declaratória pela abusividade da greve. Segundo ele, dois pontos são questionáveis: a inexistência de uma lei para definir o valor do piso nacional e a falta de recursos do município para conceder o reajuste.