O mês de abril é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes do trabalho. É durante esse mês que são desenvolvidas ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista relacionado à Segurança e Saúde do trabalhador.
A campanha foi oficialmente instituída no Calendário Oficial de Eventos do município de Umuarama pela Lei nº 4.524/202, atendendo pedido feito pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) ao prefeito Hermes Pimentel.
O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde.
O mês abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia – Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
O mês de abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948. O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde.
Essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Portanto, sendo a cor verde indicadora de segurança e abril um mês alusivo em memórias às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, foi instituída a Campanha Abril Verde, contribuindo para o reforço das ações desenvolvidas na prevenção e na conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras, de forma a atuar sobre o comportamento, à Segurança e Saúde do Trabalhador e trabalhadora.
Assim, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador/CMS Umuarama, vem desenvolvendo suas ações há sete anos, junto a sociedade para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora na cidade, e ajudando a melhorar os ambientes e processos de trabalho, e por consequência a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST)
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama é regulamentada pela Resolução nº 19/2020 e tem como objetivo consolidar, fortalecer, ampliar e acelerar o processo de saúde do trabalhador no município.
Ao órgão é consagrado a efetiva participação da sociedade civil organizada e em conjunto com entidades representativas dos empregados, empregadores, órgãos governamentais, direta ou indiretamente responsáveis pela promoção, prevenção, assistência e recuperação/reabilitação da saúde do trabalhador e trabalhadora. Esta comissão se reúne mensalmente.
Através da atuação da CIST, a qual apresentou o projeto de lei ao Prefeito do município de Umuarama que encaminhou para apreciação da Câmara Municipal, sendo aprovado por unanimidade e resultou na Lei nº 4.524/2022, a qual instituiu no Calendário de Eventos Oficiais do município a Campanha Abril Verde.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais