Umuarama

Após dois anos em pausa, serviço de convivência de idosos retoma atividades presenciais

Aos poucos as atividades prejudicadas pela pandemia de covid-19, no município, começam a ser retomadas. Na última semana o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso reativou o primeiro dos grupos da terceira idade que suspenderam os encontros em março de 2020.

“Ensaiamos um retorno em dezembro do ano passado, mas os casos voltaram a aumentar e decidimos adiar. Mas agora, com o avanço da vacinação, redução dos internamentos e queda das restrições, estamos retomando o atendimento presencial, com uso de máscara e todo cuidado”, informou a coordenadora do serviço, psicóloga Débora da Mata.

A reabertura dos trabalhos contou com apresentação musical, depoimentos dos participantes e as presenças do diretor de Assistência Social, Fábio Barzon, e da coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, representando a secretária Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

Os grupos do SCFVI contam com oficinas de música e de artesanato, estimulação cognitiva e encontros temáticos, de acordo com os objetivos do serviço e os interesses dos idosos, além de participarem das campanhas de saúde e projetos sociais do município. Atualmente, 124 estão cadastrados para participarem das atividades.

Débora disse que a retomada será gradativa. “Nem todos voltarão, pois tivemos muitas perdas nesses dois anos, por problemas de saúde, mudanças e até mortes, infelizmente. Mas todos serão muito bem acolhidos e em breve abriremos vagas para novos integrantes, já que temos fila de espera”, acrescentou.

Durante a pandemia, o serviço realizou atividades de forma on-line, manteve contato com os idosos pelo telefone e por meio de aplicativos e também realizou visitas domiciliares, quando necessário. “Mas nada como o encontro presencial, o contato mais próximo entre a nossa equipe e os participantes e também a convivência entre eles. Este é um espaço destinado à qualidade de vida e à valorização do idoso, para combater a solidão e levar alegria através dos eixos estruturantes de convivência social e intergeracional, envelhecimento ativo e saudável e autonomia e protagonismo”, completou a secretária da Assistência Social, Adnetra Santana.

(Prefeitura de Umuarama)

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais