(FOTO: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Servidores dos departamentos de Saúde e de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Olímpia estarão em ação no feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As equipes passarão pelas residências e orientarão os moradores sobre as formas de agir para evitar a proliferação do vetor, que se reproduz majoritariamente em locais e recipientes com água parada. Também haverá aplicação de larvicida em criatórios do mosquito, caso sejam encontrados.
O trabalho será iniciado às 7h30, com pausa para almoço, e prosseguirá até as 17h. O objetivo é percorrer todas as casas da cidade na ação preventiva e se houver necessidade, a mobilização pode ser estendida para outras datas.
Especificamente nas regiões da Cohapar 3 e do Laticínio haverá a coleta de materiais velhos e entulhos depositados nos quintais e que propiciam o acúmulo de água parada. A orientação é para que os moradores dessas localidades deixem os descartes nas calçadas, em frente às moradias.
Segundo o prefeito Luiz Sorvos, a palavra de ordem no município é prevenção. “Sai muito mais barato prevenir do que remediar. Mas não é só isso, não se trata somente da parte econômica. Quem já teve dengue sabe como é difícil conviver com a doença nos dias em que ela se manifesta. E o que é mais sério: a dengue pode matar”, disse.
De acordo com o departamento municipal de Saúde, Nova Olímpia notificou 19 casos suspeitos de dengue desde o início do ano. A confirmação depende de exames realizados pelo Lacen (Laboratório Centro do Estado).
A diretora da pasta, Andréia Batista, pediu o empenho da população para enfrentar o mosquito. “A maior parte dos criatórios é encontrada nas casas dos moradores, exatamente onde o poder público não tem acesso. Por isso é importante a adesão de todos, fazendo vistorias, eliminando ou virando de boca para baixo latas, vidros e outros recipientes que possam acumular água parada”, afirmou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais