Assim como outras cidades da região noroeste, Umuarama também vive um surto da dengue. O último boletim oficial aponta para 402 casos confirmados da doença e 966 notificados.
Conforme relatório da Vigilância Ambiental de Umuarama, em março, 302 residências apresentaram focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegipty.
“Quando encontramos o foco, avisamos o morador e preenchemos um relatório na residência com os dados do proprietário. Esse relatório é enviado junto com o foco para análise laboratorial”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
Todos imóveis onde são encontrados e notificados focos do mosquito recebem um ato de infração e posteriormente multa para o morador. O valor da multa é de R$ 100 e, no caso de reincidência, são acrescidos 25%, ou seja, R$ 125.
“Quando são reincidentes o valor aumenta. Já teve casas que foram notificados mais que uma vez”, lamenta Renata.
Para combater os focos, cerca de 58 agentes de saúde percorrem os bairros da cidade, orientando a população sobre cuidados necessários para evitar frascos e outros objetos com água parada.
“Estamos fazendo ações nos distritos, como Santa Eliza, com uso de carro de som anunciando o bota fora. Depois temos a parceria dos serviços públicos aonde coletam as amostras da água.
“Recebemos notificações dos hospitais onde ocorrem a hospitalização dos pacientes, porém, não é possível saber se essas pessoas continuam ou não internadas por vários dias, porque, às vezes, elas são consultas apenas para tomar um soro e vão embora”, observa Renata.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais