Foto: Prefeitura de Umuarama
Dezessete mercados e supermercados foram visitados na manhã desta quinta-feira (14) por equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama e Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
Os responsáveis pelas empresas receberam uma recomendação administrativa a respeito da comercialização de produtos de origem animal, especialmente peixes, bastante consumidos na Semana da Páscoa.
O documento chama a atenção dos administradores para a exigência de registros e certificações em órgãos sanitários competentes. “É necessário ter o SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal, SIP-PR (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Paraná) para produtos produzidos aqui ou em outros municípios paranaenses, SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para produtos produzidos em municípios de outros estados”, detalha Franzimar Siqueira de Morais, chefe de Divisão de Vigilância em Saúde.
Ele informa que a ação conjunta teve como objetivo orientar os estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal – carne bovina, suína, aves, peixes e seus subprodutos.
“Também receberam a recomendação peixarias, açougues e churrascarias, para que cumpram o disposto na legislação que diz respeito à aquisição de produtos de origem animal. A comercialização sem ao menos um dos registros em órgãos fiscalizadores fere o artigo 39, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor”, ressalta Deybson Bitencourt, secretário do Procon.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais