Saúde

Alerta: Umuarama registra mais 104 casos de dengue nesta semana

O número de casos de dengue saltou de 243 para 347 em Umuarama, com a confirmação de 104 novos casos em apenas uma semana. As regiões de mais duas unidades básicas de saúde entraram em surto, conforme boletim do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental e agora são cinco UBS com grande volume de casos positivos.

Quase 90% das 117 notificações registradas ao longo da semana tiveram diagnóstico positivo para a doença – já são 797 registros, desde o início do período sazonal, dos quais 424 foram descartados e 347 confirmados, além de 25 suspeitas que seguem em investigação e um caso inconclusivo.

No território do município, das 115 localidades consideradas para o acompanhamento detalhado das questões de saúde pública, a dengue já está presente em 68 bairros e também no povoado de Vila Nova Jerusalém. Não há confirmações nos demais distritos e não houve óbitos nem casos graves no atual período.

A situação é mais crítica nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro, com 23 casos positivos; Posto de Saúde Central, com 28; Guarani/Anchieta, também com 28; Jardim Panorama, com 50; e o Centro de Saúde Escola (CSE) – que atende à população residente na região central – disparado na liderança, agora com 132 casos acumulados desde agosto passado – só nessa semana a unidade teve mais 44 novos casos.

A dengue está por praticamente toda a área urbana de Umuarama. Além das cinco UBS em surto, sete unidades de saúde estão em situação de alerta – Vitória Régia (com 12 casos), Cidade Alta (11), Jardim Lisboa (11), San Remo (9), Jardim União (8), Sonho Meu (7) e Jabuticabeiras (6) e outras seis unidades registram baixa incidência de casos. Na zona rural já foram contabilizadas oito confirmações.

“A coleta de lixo e de recicláveis está funcionando regularmente em Umuarama e cobre toda a área urbana e algumas estradas rurais. Estamos fazendo uma grande ação de limpeza no Sonho Meu, Conjunto Cândido Portinari e no Belo Monte, que já recolheu quase 130 toneladas de entulho, móveis velhos e resíduos diversos. Mas a população também precisa fazer sua parte no combate à dengue, mantendo os quintais limpos e livres de recipientes que acumulem água”, recomendou o prefeito Hermes Pimentel.

(Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

7 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

31 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

52 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais