Foto: Danilo Martins/OBemdito
O almoço da Sexta-Feira Santa costuma reunir famílias e ser um momento de dedicação na cozinha. Para auxiliar os leitores na escolha do prato, OBemdito conversou com o chef de cozinha Ederson Gimenez, que irá ensina a preparar uma receita prática e simples.
O prato leva ingredientes simples, como batata doce e inglesa, abacaxi, filé de merluza, couve e molho pesto de hortelã, que juntos proporcionam muitas sensações ao paladar.
A ideia foi elaborada pensado na praticidade e na comodidade às pessoas. “Muitas delas não querem fazer fritura, então pensei em algo assado. E o filé de merluza é um dos peixes mais baratos de encontrar nos supermercados”, observou o chef.
Na Sexta-feira Santa os fieis católicos trocam a carne vermelha pelo peixe. Mas não são apenas os católicos que podem desfrutar dos menus especiais apresentados pelo chef. “Esse filé de merluza assado pode ser acompanhado com um arroz branco e um salada verde (alface e rúcula) ou lentilha e será uma boa pedida. Na hora de montar cada pessoa pode variar”, disse Ederson.
O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.
Peixe em leite de legumes agridoce e crispy de couve:
Ingredientes para 4 pessoas
1 kg de merluza ou tilapia em files.
2 uni de batatas inglesas ou monalisa
1 uni de batata doce.
½ abacaxi perola.
1 cebola roxa.
10 g de açúcar.
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto
10 ml de óleo ou azeite.
Descasque e corte as batatas em formatos cilíndricos. Retire a casca do abacaxi e corte meia lua, corte a cebola arredondada.
Ferva uma agua e coloque por 3 a 5 minutos as batatas inglesas e sal, assim que ficar ao dente retire e reserve. Repita o mesmo com as batatas doces colocando açúcar.
Aqueça o forno por 5 minutos.
Tempere o peixe com sal e pimenta dos dois lados, monte em uma forma as camadas dos legumes e abacaxi, coloque sobre o peixe e disponha o óleo ou azeite, cubra com papel alumínio caso queira, e leve assar por 10 minutos a 180 graus.
6 folhas de couve manteiga.
200 ml de óleo.
Papel toalha ou guardanapo
Corte finamente as couves e aqueça o óleo, coloque um fio de couve para testar e assim que fritar adicione os demais, retire ao ficar crocantes, coloque em papel toalha para absorver a gordura.
Ingredientes:
2 dentes de alho
150 ml de óleo ou azeite
Sal a gosto
Adicionar tudo ao liquidificador e bater até ficar homogêneo.
Obs.: poderá adicionar a este molho, manjericão e salsinha, queijo ralado seco e raspas de limão.
Montagem, coloque sobre o peixe a couve frita em crispy e o molho para agregar sabor e frescor.
Valor total do prato por pessoa:
R$ 13,40.
Acompanha: Arroz, espaguete ou fetuccine, salada de lentilha ou de folhas alface e rúcula.
Artistas vão abrir a grade musical da Exposição no dia 13 de março; dupla Henrique…
Droga com tirzepatida eleva total de apreensões na semana para quase 1.000 unidades no norte…
Nascimento ocorreu em menos de cinco minutos dentro da loja
O crime aconteceu dentro de um restaurante onde a vítima almoçava
Edital oferece mais de 100 vagas imediatas e cadastro de reserva para unidades do Samu…
Homem foi retirado pela segunda vez de torre de telefonia na Rua Paranapanema
Este site utiliza cookies
Saiba mais