Foto: Prefeitura de Umuarama
Promover a saúde das trabalhadoras: este é o principal objetivo da ação executada por profissionais da equipe de Atenção Primária à Saúde (APS), que está realizando exames preventivos de câncer de colo de útero nas funcionárias dos supermercados Planalto. A campanha segue até dia 12 e o trabalho é feita em horários alternativos, como forma de conquistar mais adesões.
A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de APS, detalha que os testes podem detectar possíveis alterações nas células do colo do útero e indicar a presença de lesões precursoras da doença. “Vale destacar que este exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente”, observa.
Ela relata que a meta é realizar 300 exames. “A correria do dia a dia muitas vezes dificulta ou impede que essas mulheres busquem pelos exames preventivos, então, ao levarmos este serviço até a empresa, vamos garantir que muitas delas se animem de buscar por cuidar da própria saúde, tantas vezes negligenciada”, pontara Jaqueline.
O câncer de colo de útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres (o primeiro é o de mama e o segundo o de cólon/reto), ultrapassando 16 mil casos por ano no Brasil.
“O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados em seu tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como sangramento vaginal (em mulheres após a menopausa), dor pélvica, cansaço, perda de peso e de apetite”, detalha, acrescentando que na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é fundamental fazer a investigação com um médico.
A coordenadora salienta que a iniciativa pode ser realizada em outras empresas que demonstrarem interesse. “Assim como a enfermeira da rede Planalto entrou em contato propondo a ação, outras empresas que possuírem estrutura também podem solicitar o serviço. Os melhores horários serão definidos conforme as escalas de trabalho de cada empresa. Interessados podem entrar em contato direto com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher na APS, Rafaela Hasegawa, pelo número (44) 0000-0000. Reforçando que o número de atendimentos depende da disponibilidade de consultórios e horários de cada empresa”, finaliza Jaqueline.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais