Umuarama

Prefeitura de Umuarama pretende instalar mais 13 câmeras de monitoramento de trânsito

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, estão discutindo o plano de distribuição de novas câmeras de monitoramento do tráfego do perímetro urbano de Umuarama.

Eles avaliam um projeto com o qual o município pretende ampliar o número de pontos monitorados pelas forças de segurança pública, o que permitir ampliar e melhorar o serviço prestado.

Pelo menos mais 13 câmeras serão instaladas em pontos considerados estratégicos. As imagens geradas com as câmeras atuais são compartilhadas com a Polícia Militar em tempo real e disponibilizadas para outras instituições de segurança pública.

“Vamos ampliar essa oferta de imagens e locais monitorados, conforme determinação do prefeito Hermes Pimentel”, disse o secretário Vital. O investimento é estimado em R$ 250 mil.

Para o prefeito, a parceria da Guarda Municipal com as demais forças de segurança atuantes é extremamente importante para garantir mais proteção à população.

“A licitação está encaminhada e acredito que em pouco tempo poderemos dobrar o número de câmaras de monitoramento. Temos 12 hoje e estamos adquirindo mais 13 equipamentos, totalizando 25. São mais pontos de observação para aumentar o nível de segurança e dar um pouco mais de tranquilidade à população”, apontou Pimentel.

O secretário Vital explicou que o aumento no número de câmeras permitirá ‘cercar’ mais áreas da cidade com o monitoramento constante, que é feito 24h por uma equipe na central da Guarda Municipal e compartilhado com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

“Além disso, temos na cidade vários semáforos com câmeras dotadas de OCR, um sistema que permite a leitura das placas de carros, motos, caminhões e ônibus no momento em que passam por esses pontos”, afirmou.

Em caso de alerta de furto ou roubo um sinal sonoro é disparado na central da Guarda e na PM. “Isso tem ajudado a polícia a investigar rotas utilizadas após a prática de crimes e também a recuperação de veículos e motos furtadas ou roubadas. Com a ampliação do sistema vamos reduzir os pontos ‘cegos’ para entrada e saída da cidade, contribuindo para o combate à criminalidade”, completou o secretário.

(Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

29 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

40 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais