Umuarama

‘Recomeça Paraná’ oferta cursos de qualificação para trabalhadores de Umuarama

Umuarama foi uma das 30 cidades do Estado contempladas na terceira etapa do programa Recomeça Paraná, lançado nesta quinta-feira (31) em evento no Palácio Iguaçu, pelo vice-governador Darci Piana e pelo secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho.

A ação oferecerá 5.385 vagas de cursos de qualificação, aprendizagem profissional e formação de jovens e adultos, preparando os participantes para ingressarem com melhores chances de sucesso no mercado de trabalho.

Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, ainda não foi definida a área em que serão oferecidos os cursos em Umuarama. “A Sejuf está apurando os setores com maior demanda e a disponibilidade técnica, mas divulgaremos amplamente as vagas assim que houver essa definição, previsa para o início do segundo semestre”, antecipou.

“Queremos atingir a ocupação plena das vagas disponíveis para aproximar do trabalhador do emprego”, apontou. Entre os cursos oferecidos estão camareiro em meios de hospedagem, auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, preparo de bolos e tortas, preparo de salgados, corte feminino e escova, aperfeiçoamento para manicure e pedicure, auxiliar administrativo, auxiliar de informática e auxiliar de mecânica industrial.

A nova etapa do Recomeça Paraná é fruto de parceria do governo do Estado, via secretarias de Justiça, Família e Trabalho e do Planejamento, com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Serviço Social da Indústria (Sesi/PR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), a Fecomércio/PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR).

Essa cooperação ofertará 5.383 vagas para cursos de aprendizagem profissional, educação e formação de jovens e adultos (EJA). As práticas de ensino ocorrerão nas formas presenciais, parcialmente presencial ou estarão disponíveis a distância.

“A qualificação dos trabalhadores objetiva inserir no mercado de trabalho cada vez mais gente, pois o emprego é o melhor programa social e dá dignidade aos paranaenses”, destacou o secretário Ney Leprevost.

Além de Umuarama, as qualificações estarão disponíveis em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, Castro, Toledo, Francisco Beltrão, Irati, União da Vitória, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ivaiporã, Prudentópolis, São Mateus do Sul, Cornélio Procópio, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Rio Negro, São José dos Pinhais, Nova Londrina, Matinhos.

(Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

7 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais