Umuarama

Programa Dinheiro Direto na Escola é tema de treinamento para professores

Diretores de todas as 22 escolas municipais e 19 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) participaram de treinamento sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O projeto do Governo Federal repassa recursos financeiros para melhoria da infraestrutura física e pedagógica das instituições de ensino, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

O PDDE tem duas modalidades: Básico e Qualidade, conforme explica a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

“Enquanto o PDDE Básico disponibiliza recursos para, por exemplo, aquisição de materiais permanentes, realização de pequenos reparos e manutenções, aquisição de materiais de consumo e implementação de projetos pedagógicos, o PDDE Qualidade vem para ações suplementares, chamadas de ações integradas, ou seja, para a estruturação de uma sala de recursos multifuncionais, para recursos tecnológicos e para pagamentos de assistente de alfabetização mas turmas de 1° e 2° ano”, detalha.

Ela aponta que o treinamento, realizado pela coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Elisangela Reis, no anfiteatro da Prefeitura teve o objetivo de oferecer aos gestores ferramentas necessárias para garantir a aplicação do PDDE de forma democrática e de acordo com cada realidade educacional.

Além de ter o objetivo de melhorar a infraestrutura das escolas e CMEIs, o PDDE engloba várias ações e os recursos financeiros são repassados em duas parcelas anuais, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Os recursos são repassados diretamente para as unidades executoras das escolas, as Associações de Pais, Mestre e Funcionários (APMFs)”, finaliza Mauriza.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

9 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

9 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais