Umuarama

AMA oferece apoio e terapias para crianças diagnosticadas com autismo

No dia 2 de abril o mundo acende o alerta sobre a necessidade de conscientização a respeito do autismo. Na Capital da Amizade a comunidade é assistida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região (AMA). A entidade presta apoio às crianças e famílias com casos de autismo.

A instituição foi criada há sete ano com objetivo de levar terapias e conscientizar as pessoas sobre o autismo e como lidar. Segundo a Presidente Nilva da Glória, hoje a associação atende 60 crianças não só de Umuarama. “Nós temos 129 cadastradas, mas não conseguimos atender a todas. Pretendemos aumentar nossa demanda de atendimento”, explicou Nalva.

A associação conta com um amplo trabalho de especialistas para atender as crianças. Entre os serviços estão psicólogos, educador físico, musicalização, barra de access, além da assistência social. “As terapias devem ser iniciadas assim que os pais recebem o diagnóstico. Isso acaba ajudando e muito no tratamento e no desenvolvimento de cada criança”, explicou a assistente social, Magna Regina de Souza Jesus.

A assistente social da entidade explica que, o diagnóstico precoce é essencial no tratamento de cada criança. “Aqui diariamente recebemos pai que buscam por informações. O autismo é um espectro ainda com poucas informações. Nós orientamos quais são os procedimentos que devem ser adotados e depois de todos os protocolos e encaminhamentos, oferecemos os serviços”, observou.

A entidade recebe recursos da Prefeitura de Umuarama e conta com ajuda da comunidade para manter os atendimentos. Ao longo do ano, várias campanhas para angariar recursos são realizadas, além disso as pessoas podem ajudar através de doações.

A sede da Ama fica na Rua Roberto Domingos Martins, 3190, no Jardim Cruzeiro. Interessados em ajudar podem entrar em contato com o telefone (44) 2020-0120.

Em uma parceira com o Rotary a entidade está promovendo o show de prêmios. Todo o recurso será para montar uma sala sensorial que é muito essencial para o tratamento dos autistas. “Esse show de prêmios vai no ajudar muito. Essa sala será muito importante para a AMA”, observou Nilva. Para comprar uma cartela que custa R$ 10 – pode procurar a AMA e também pessoas ligadas ao Rotary.

Paula Damacena

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

31 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais