Desde 2018 Umuarama tem em seu calendário oficial o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, comemorado no mundo todo em 2 de abril.
Com o objetivo de informar e conscientizar toda a sociedade sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, profissionais da Secretaria Municipal de Educação preparam uma série de ações, principalmente nas unidades educacionais do município.
Segundo a secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, o objetivo principal é reduzir o preconceito contra a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), defendendo seus direitos.
“A data busca divulgar informações a respeito do TEA, para que pessoas com e sem a deficiência eliminem as barreiras sociais, possibilitando que tenham seus direitos garantidos e possam ocupar variados espaços sociais, como lazer, cultura, religião, educação e trabalho”, resume.
O Dia Mundial do Autismo, ou Dia Municipal da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, é comemorado em várias cidades brasileiras por meio de atividades como palestras e eventos públicos.
“Cada unidade educacional realizará suas próprias ações e neste ano o tema da campanha é ‘Lugar de Autista é em todo lugar!’. É um momento muito importante para esclarecimentos e orientações sobre esse tema, que cada vez mais ganha espaço nos debates e na vida das pessoas”, comenta Mauriza.
Ela relata ainda que a coordenadoria de Educação Especial apresentou várias orientações às unidades educacionais.
Entre as atividades foram feias reuniões com os estudantes no pátio, apresentação de informações por meio de textos, músicas, vídeos, dramatizações, poesias e outros; palestras com a comunidade; confecção de cartazes, folheto, bilhetes e cartas feitos pelos estudantes, com o objetivo de orientar pais e familiares a respeito do tema, apresentação de vídeos que podem ser encontrados no Youtube (‘Coisas fantásticas acontecem’, ‘A história de Marcelo’, do Ziraldo e ‘Turma da Mônica – Autismo’), tirinha de Maurício de Souza para o Dia Mundial do Autismo e apresentação de clipe da música ‘Só Você’, de Rosângela Lopes, entre outros”, finaliza.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais