Umuarama

Autismo: empresas podem ajudar a divulgar campanha Abril Azul

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A data evoca o envolvimento de governos e sociedades em campanhas voltadas a derrubar preconceitos e levar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta dezenas de milhões de pessoas.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região (AMA) desenvolve uma programação alusiva. Uma das ações conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) e consiste em incentivar as empresas a usarem, de alguma forma, a cor azul , adotada como símbolo dada a prevalência do autismo no sexo masculino.

“A entidade recomenda o engajamento do maior número possível de empresas nessa iniciativa louvável. A ideia é empregar a cor por várias semanas, pois estamos prestes a iniciar a programação da campanha Abril Azul. A aplicação vai da criatividade de cada um, podendo ir de detalhes na vitrine a fitas no vestuário dos colaboradores”, destaca o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos. 

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. 

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

O tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

(Assessoria Aciu)

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

27 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

43 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

1 hora ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais