Umuarama

Sociedade Rural confirma recorde histórico de público na Expo Umuarama 2022

Pelo menos 282 mil pessoas visitaram a 47a Expo Umuarama/20a Internacional, de 10 a 20 de março, um recorde histórico em quase cinco décadas do evento.

A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (22) pelo presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari, com base no levantamento de bilheterias, ocupação da arena de shows e rodeio e movimento nas principais vias do parque, registrado por câmeras de segurança.

A expectativa inicial da entidade era que de 180 a 200 mil pessoas passassem pelo parque Dario Pimenta da Nóbrega nos 11 dias de realização. “Tivemos uma grata surpresa, do tamanho da nossa alegria. Somos pura gratidão”, disse Gaiari.

Ele também anunciou que o volume de negócios movimentados durante a Feira também superou as projeções iniciais. Eram esperados em torno de R$ 50 milhões com a venda de animais, veículos, máquinas, implementos, alimentação, tecnologias e produtos agropecuários.

“Não dá para afirmar um número exato, porque além dos negócios fechados dentro da Exposição, tem ainda os que acabam acontecendo depois, ao longo das próximas semanas”, afirmou o presidente, estimando em cerca de R$ 60 milhões as negociações firmadas ou projetadas pelos mais de 240 expositores.

Segundo Gaiari, os leilões de gado ficaram dentro da expectativa e só não foram maiores em vendas porque os criadores enfrentam falta de pastagem nas fazendas, consequência da escassez de chuvas no verão, com risco de se agravar no inverno.

A edição 2022 da Expo Umuarama atraiu uma média de 26 mil visitantes por dia de realização. O pico de público foi na quarta-feira (16/3), com a abertura do Rodeio Profissional. Dos 11 dias de evento, 6 foram de entrada totalmente gratuita, novidade que, de acordo com Gaiari, deverá ser mantida na edição de 2023.

A programação técnica também atraiu mais público que nas edições anteriores. Palestras, seminários e workshops estavam sempre com boa ocupação. O Encontro da Mulher Trabalhadora Rural atraiu quase 300 participantes de toda a região. Também houve mais gente passando pela Fazendinha e os pavilhões de animais de argola.

A 47a Expo Umuarama/20a Internacional marcou a retomada dos grandes eventos no Paraná, depois de quase dois anos de paralisação, devido a pandemia do novo coronavírus.

Para a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, a manutenção da data, neste mês de março, foi um ato de coragem da diretoria da Rural de Umuarama, que serve de baliza e dá tranquilidade para a realização de outros eventos, como a própria Expoingá, de 5 a 15 de maio, e a Expo Londrina, que inicia no próximo dia 1o de abril.

“O presidente Milton e toda a diretoria da Sociedade Rural de Umuarama estão de parabéns pela coragem e por marcar essa nova história das grandes exposições agropecuárias, comerciais e industriais. Depois do que vimos em Umuarama, com base no exemplo de vocês, nos sentimos mais seguros em trabalhar”, afirmou.

De acordo com Milton Gaiari, a Expo Umuarama deste ano tinha muito para dar errado, a começar pelo curto espaço de tempo dedicado aos preparativos da Feira.

“Uma organização normal leva pelo menos quatro meses. Desta vez, não passou de 25 dias. E aqui eu reforço a capacidade e a experiência da nossa equipe de trabalho. Todo mundo vestiu a camisa com a diretoria e contribuiu para esse sucesso histórico. Essa equipe é nota 10”, disse.

E acrescentou: “Na metade de fevereiro, sofríamos uma avalanche de críticas, por causa do aumento de casos de Covid. Mas nós víamos que embora realmente estava aumentando (o número de infectados), havia pouca gente internada. Víamos os resultados positivos da vacinação. Já não dava mais para esperar. As pessoas queriam sair de casa. O setor de eventos não aguentava mais a quebradeira. Quantas empresas tiveram que fechar as portas. E nós tínhamos o compromisso de fazer os shows e honrar o compromisso assumido com quem há havia comprado ingresso em 2020”.

A grade de shows da 47a Expo Umuarama reuniu nomes como Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, Maria Victória, Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraísa e Launa Prado. Segundo Gaiari, a programação artística de 2023 já começou a ser pensada e objetivo é seguir surpreendendo.

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

4 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

5 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

6 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais