Foto: Assessoria Câmara
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama ocorrida na noite da última segunda-feira (7) foi iniciada com homenagem a matriarca da Família Garcia, Neiva Pavan Machado Garcia, que faleceu aos 79 anos. O presidente da Câmara, vereador Fernando Galmassi, enalteceu a trajetória da educadora e falou o quanto a sua perda representa para Umuarama.
Além da homenagem verbalizada, antes do início dos trabalhos administrativos o presidente pediu um minuto de silêncio em respeito à Dona Neiva, que junto com o esposo Cândido Garcia (em memória), fundou a Universidade Paranaense, uma das maiores instituições de ensino superior do sul do Brasil. Os vereadores se posicionaram de pé, assim como o público que acompanhava a sessão presencialmente.
Após as homenagens, teve início a sessão ordinária, que contou com a publicação de várias indicações e requerimentos. Iniciada a discussão de matérias, dois projetos estavam na pauta da ordem do dia.
O primeiro texto foi uma Moção de Apelo ao Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, manifestando preocupação com a atual situação do salário dos servidores de Segurança Pública, Civis e Militares do Estado do Paraná.
A propositura é assinada pelos vereadores Ana Novais e Sorrisal – Amigo do Povo e foi aprovada por unanimidade. Antes da votação em única discussão, os autores da moção, assim como demais vereadores ressaltaram sua preocupação com a categoria, que há diversos anos não tinha reajuste salarial, e, em 2022 recebeu 3% de ajuste. O texto segue agora ao Governo Estadual como documento oficial do Poder Legislativo Municipal.
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 052/2021, alterando a Lei Municipal nº 2.930. A proposta tem por objetivo regularizar a Lei que institui o Conselho Municipal de Educação de Umuarama.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Durante a tarde de segunda-feira, os vereadores também se reuniram em plenário, quando participaram de sessão extraordinária convocada para a apreciação de três projetos de autoria do Poder Executivo, todos eles aprovados por unanimidade em primeiro e segundo turno.
As propostas se voltavam ao a permissão de loteamento de Chácaras de Lazer e/ou Sítio de Recreio em localizados dentro da zona de expansão urbana específica (Projeto de Lei Complementar 8/2022).
Outro texto propunha inserção de novos valores a imóveis pertencentes ao município, permitindo que, posteriormente os mesmos possam ser doados no âmbito do Prodeu – Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama.
(Assessoria Câmara)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais