Paraná

Justiça condena 21 réus denunciados pelo Gaeco a partir da Operação Vórtex

A 3ª Vara Criminal de Curitiba condenou 21 réus denunciados pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) a partir da Operação Vórtex, deflagrada em 2013 para investigar crimes cometidos com a participação de agentes da Polícia Civil.

Foram denunciadas 23 pessoas, duas das quais faleceram no decorrer do processo – entre os réus, estavam quatro delegados, 15 investigadores, um agente de apoio da Polícia Civil e três comerciantes.

A denúncia apontou crimes como concussão (exigência financeira mediante ameaças), abuso de direito, denunciação caluniosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. Sete dos réus tiveram penas superiores a oito anos e deverão cumpri-las em regime fechado. 

Outros 12, com penas acima de quatro anos, mas abaixo de oito, cumprirão em regime inicial semiaberto, enquanto outros dois réus receberam penas inferiores a quatro anos, a serem cumpridas em regime aberto.

Cabe recurso da decisão, e todos os réus poderão recorrer em liberdade.

Operação Vórtex

As investigações começaram em 2012 e apuraram diversos crimes envolvendo policiais em ações relacionadas a desmanche de veículos, tendo como como foco a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e o 6º Distrito Policial da capital.

Na época, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nessas unidades da Polícia, em residências de policiais e de comerciantes de ferro-velho, e em estabelecimentos de revenda de peças usadas de veículos.

Processo número 0020120-53.2013.8.16.0013.

(Assessoria MPPR)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

9 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

10 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

10 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

11 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

12 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais