Umuarama

Umuarama registrou recorde de casos de Covid em fevereiro: 7.205 pessoas infectadas

O ano de 2022 começou com um aumento surpreendente no número de casos de covid-19: após um dezembro com apenas 123 casos registrados, janeiro fechou com 6.980. E agora, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, fevereiro teve nada menos que 7.205 pessoas diagnosticadas com a doença – o maior número de casos confirmados desde o início da pandemia.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, observa que apesar de os números impressionarem, os internamentos e os óbitos felizmente não aumentaram na mesma proporção.

“Seguramente o avanço no esquema de vacinação da população é o principal sistema de defesa contra o coronavírus. O risco de infecção pela variante ômicron é seis vezes maior entre pessoas que não tomaram a vacina ou que não completaram o esquema vacinal e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a imunização comprovadamente protege contra hospitalizações e óbitos”, comenta.

Dos 7.205 casos de covid-19 registrados em fevereiro, metade acometeu as mulheres (3.552), 35% a homens (2.796) e 15% a crianças (1.143). “Em pontos percentuais, o maior aumento de casos foi registrado entre as crianças – 80% a mais que o mês anterior. E como em Umuarama a vacinação deste grupo segue em ritmo acelerado, felizmente a doença veio de forma branda, sem a necessidade de internação de nenhuma criança”, pontuou o secretário.

Ele chama a atenção ainda para dados de outro relatório, emitido pela Vigilância em Saúde, sobre o perfil de pessoas que tiveram de ficar internadas para tratamento e as que faleceram por complicações decorrentes da doença. “Considerando os pacientes que ficaram internados em enfermarias, 67% deles não tinha o esquema vacinal completo, ou seja, apenas 33% tomou as três doses estabelecidas pela OMS. Já dos pacientes que passaram pela UTI nos últimos 15 dias, metade estava completamente imunizada”, informa.

Nove pessoas faleceram por covid-19 em fevereiro e, segundo o relatório, apenas duas haviam tomado as três doses da vacina. “São números que precisam ser observados por toda a população, pois confirmam que a vacina é fundamental para garantir essa defesa contra o vírus SarS-CoV-2. Ela [a vacina] não garante que a pessoa não vai pegar a doença, porém quem é diagnosticado e está imunizado tem sintomas amenos, moderados. Chamamos a atenção da população para que fique atenta ao calendário de vacinação divulgado diariamente no site e nas redes sociais da Prefeitura”, indica.

COVID NO ÚLTIMO TRIMESTRE

MÊS/ANOCASOSMULHERESHOMENSCRIANÇASÓBITOS
DEZEMBRO/20211235245262
JANEIRO/20226.9803.5502.7966345
FEVEREIRO/20227.2053.5522.5101.1439
TOTAL14.3087.1545.3511.80316

RELATÓRIO COVID – FEVEREIRO DE 2022

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

8 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais