Paraná

Polícia Civil alerta contra golpe do falso agendamento do RG no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta que sites fraudulentos aplicam golpes ao oferecer agendamento para confecção de carteira de identidade. O cidadão deve acessar exclusivamente o portal da instituição para agendar uma ida a um posto de identificação. 

O uso do site oficial evita que dados pessoais e bancários sejam utilizados por golpistas. “O site da PCPR é o único que faz o agendamento para dias e horas determinados para renovação do RG ou confecção de primeira via. Não existe outro site que possa fazer esse agendamento de forma segura”, orienta o delegado da PCPR, Marcus Michelotto. 

Existem sites que atuam como “despachantes”, sob o pagamento de taxa, para que o agendamento seja realizado. O delegado enfatiza o uso seguro apenas da página oficial da instituição. “Existem diversos endereços que se parecem com o da Polícia Civil e Instituto de Identificação, mas apenas o www.policiacivil.pr.gov.br deve ser acessado pelo cidadão, sem riscos de fraude”, diz Michelotto. Na aba “documentos” é possível encontrar o link para o agendamento. 

AGENDAMENTO – A marcação de dia e horário para a confecção de 1ª via do RG é obrigatória para todas as pessoas, exceto para aquelas que se encaixam em atendimento prioritário. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos não precisam agendar e devem se dirigir diretamente aos postos de identificação, conforme lei 10.048 de 2000.  

No dia agendado, o usuário deve comparecer com a original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento no posto de identificação escolhido. 

ESTELIONATO – O delegado da PCPR Emmanoel Aschidamini explica que ao acessar sites não oficiais, o usuário acaba fornecendo dados sensíveis aos criminosos, podendo ser vítima de estelionatários.

“Nós orientamos que não sejam fornecidos dados a sites não oficiais. Informações coletadas através de sites falsos ou intermediadores podem ser usados indevidamente para abertura de contas bancárias, empréstimos pessoais, clonagens de cartões de crédito e até compras indevidas”, diz o delegado da PCPR. 

O fornecimento de número de cadastro de pessoa fisica, registro geral e foto através de links desconhecidos é uma ação perigosa para o cidadão. 

CIBERCRIMINOSOS – A aplicação desse golpe é feita pela internet. Delegado da PCPR José Barreto orienta que todo cidadão vítima do golpe faça registro da ocorrência através da página www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “boletins de ocorrência”, ou faça o procedimento na delegacia mais próxima. 

Criadores e mantenedores de sites falsos podem responder por falsa identidade, invasão de dispositivo informático, uso indevido de logotipo/símbolo público e estelionato por fraude eletrônica.

(Fonte: Polícia Civil do Paraná)

Redação

Recent Posts

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

10 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

24 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

59 minutos ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

1 hora ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais