Foto: Danilo Martins/OBemdito
Alguns usuários do sistema de transporte coletivo de Umuarama foram surpreendidos nesta segunda-feira (14) com a notícia de que a concessionária havia suprimido vários horários de ônibus, em todas as regiões da cidade. Secretários municipais e vereadores reuniram-se com representantes da Viação Umuarama em dois momentos na terça-feira (15): juntos eles buscam uma alternativa que não prejudique a população.
Pela manhã, na Câmara de Vereadores, representantes dos poderes executivo e legislativo conversaram de forma on-line com o gerente da empresa, Wilton dos Santos Cardoso, que relatou não ter condições de cumprir com o acordado no contrato de concessão assinado em novembro de 2021.
“Simplesmente chegamos a uma situação limite, por isso a alternativa encontrada foi fazer essas adaptações, esses cortes. E não temos condições de fazer diferente”, disse.
Sem alternativas, os secretários e vereadores decidiram marcar nova reunião, desta vez realizada à tarde na Prefeitura. Fabiano Silvério das Neves, gerente local da Viação Umuarama, apresentou relatório apontando a queda no número de usuários das linhas de transporte coletivo e comprometeu-se em entregar ‘dentro de alguns dias’ nova planilha de custos que indicaria em detalhes que a empresa estava deficitária.
O procurador jurídico do município, Renan Willian de Deus Lima, observa que cabem medidas administrativas e judiciais que garantam o cumprimento do contrato de concessão.
“E elas serão sem dúvidas utilizadas caso a empresa, junto da administração municipal, não encontre alternativa para socorro rápido dos usuários do sistema de transporte. Desta forma, por indicação do prefeito Hermes Pimentel, vamos aguardar o transcorrer dos próximos dias, em que a administração da Viação Umuarama deve apresentar formalmente alguma proposta”, explicou.
(Assessoria PMU)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais