Foto: Prefeitura de Umuarama
Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos estão recuperando a pavimentação em alguns pontos da cidade com equipamento, material e mão de obra do município. Nesta segunda-feira (15), o trabalho foi realizado em dois trechos da Av. Rio Grande do Sul – entre as ruas Bauru e Tacio Costa Borges (sentido bairros) e da Rua Rio Preto até a José Luciano Andrade Filho (sentido centro).
Por orientação do prefeito Hermes Pimentel, a Secretaria de Obras tem priorizado o serviço de reperfilamento em vez de manutenção com tapa-buraco. “Em alguns pontos o asfalto está muito irregular e já não comporta mais cuidado paliativo. Temos de fazer um trabalho definitivo, para resolver o problema com qualidade a fim de dar mais conforto e segurança aos usuários”, destacou o prefeito.
Desta forma, a equipe utiliza a vibroacabadora do município e aplica massa asfáltica quente (CBUQ). “Inicialmente é feita a limpeza do local, depois realizamos a pintura de ligação e aplicamos a massa com a máquina, que espalha em uma camada bem uniforme. Por fim é feita a compactação com o rolo vibratório e o resultado fica idêntico a um asfalto novo”, explicou o secretário de Obras, Isamu Oshima.
Segundo o secretário, um reperfilamento bem feito garante quatro a cinco anos de durabilidade, praticamente sem necessidade de manutenção. Já o tapa-buraco é um cuidado temporário, que precisa ser refeito de forma constante e, com o tempo, acelera a deterioração do pavimento.
“O prefeito Hermes Pimentel quer estender o reperfilamento e o recape asfáltico para as ruas e avenidas mais importantes dos bairros, por onde circula o transporte coletivo e o maior fluxo de veículos para garantir um trânsito mais seguro e confortável. O serviço será feito gradativamente, conforme a disponibilidade de material e com os cuidados necessários para causar o menor impacto no trânsito, durante a execução”, acrescentou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.
Está previsto o reperfilamento asfáltico na região da Igreja São Paulo, Inicialmente será atendida a Rua Bandeirantes, entre as ruas Afonso Pena e a Avenida Mascarenhas de Moraes (na Zona V). Em breve outros trechos serão contemplados.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais