Foto: Assessoria PMU
Mais de 40% das crianças na faixa da cobertura vacinal contra o coronavírus já receberam a primeira dose do imunizante em Umuarama. O percentual coloca a Capital da Amizade bem à frente dos índices obtidos pelas maiores cidades do Noroeste do Paraná, neste momento da vacinação.
Desde o início da campanha, as unidades básicas de saúde locais já vacinaram 3.918 umuaramenses de 5 a 11 anos, exatos 41,93% do total de crianças aptas a receber a imunização, que é 9.343 de acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Saúde com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número é bem superior ao alcançado em Cianorte, onde 1.817 crianças de 5 a 11 anos receberam a dose inicial, ou seja, 24,9% do universo de 7.283 que podem ser imunizados. Em Paranavaí, das 8.300 crianças aptas a tomar a vacina contra a covid-19, apenas 2.300 crianças já receberam a primeira dose (27,7%).
Em Campo Mourão, de acordo com o vacinômetro da Prefeitura local (atualizado em 07/02/2022), até o momento foram aplicadas 1.145 doses para o público na faixa dos 5 aos 11 anos.
Elevar a cobertura vacinal é um fator importante para avançar no combate à pandemia de coronavírus, protegendo a saúde das crianças e aumentando a segurança de todos, especialmente neste período em que as aulas presenciais retornaram em 100% das cidades do Estado. Apenas em Umuarama, 9,5 mil crianças voltaram às escolas e centros municipais de ensino infantil nesta semana – e isso considerando apenas na rede pública municipal.
Por determinação do prefeito Hermes Pimentel e também com o recebimento da vacina em frascos de dose única, a Secretaria de Saúde passou a ofertar vacinas na maioria das unidades básicas. “Queremos facilitar para os pais que querem vacinar seus filhos. Agora é só ir até a UBS do bairro e receber a imunização com tranquilidade, sem filas. Isso refletiu na velocidade da vacinação, ampliando a cobertura”, destacou Pimentel.
Nesta quinta-feira, 10, a vacina estará disponível para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades nas UBS Bem-Estar, Central, Centro de Saúde Escola, Cidade Alta, Jardim São Cristóvão, Guarani/Anchieta, Industrial, Jardim Lisboa, Ouro Branco, San Remo, Vitória Régia e nos distritos de Lovat e Santa Eliza, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.
Já os pais das crianças de 5 anos sem comorbidades e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades devem procurar a Unidade Básica de Saúde Jardim Cruzeiro, também das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. “A criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável. É necessário levar documentação da criança (cartão SUS, documento com foto e CPF, quando possível) e apresentar atestado médico em caso de deficiência permanente ou comorbidade”, orienta em nota a Secretaria de Saúde de Umuarama.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais