Paraná

Justiça determina fechamento do lar de idosos em Altônia

Em Altônia, no Noroeste do estado, o Ministério Público do Paraná obteve na Justiça decisão liminar que determinou a interdição de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que funcionava com diversas irregularidades. Inspeção realizada no local pela Promotoria de Justiça da comarca – que ajuizou a ação civil pública na qual fez o pedido de interdição – constatou inúmeros problemas. Os responsáveis pelo estabelecimento já haviam sido alvo de procedimento administrativo por irregularidades em outra ILPI de sua propriedade na cidade.

Conforme descreve o MPPR na ação, o local interditado não tinha identificação, não estava legalmente constituído e não guardava documentação dos idosos abrigados. Além disso, a estrutura física da casa era bastante precária, não havendo sequer local para que os idosos guardassem seus pertences pessoais (as roupas ficavam amontoadas em um cômodo sem acesso pelos idosos e sem qualquer separação).

Também foi grave a situação encontrada quanto aos medicamentos dispensados aos idosos, que eram ministrados sem controle e fornecidos sem receita médica.

A decisão judicial determinou “a interdição da entidade de acolhimento requerida, em funcionamento irregular e sem autorização”, bem como “o imediato afastamento do atual gestor/proprietário”, ficando ele obrigado a cooperar para o cumprimento das decisões judiciais, especialmente quanto à identificação dos familiares dos idosos, apresentando ainda a lista completa com nome e qualificação de todos os idosos acolhidos e a documentação a respeito de suas condições de saúde, sob pena de aplicação de multa e responsabilização cível e criminal.

Caberá ao Município de Altônia adotar as providências necessárias para a colocação dos idosos em entidades municipais de proteção ou sua reintegração familiar, garantindo, durante o período de transição, o atendimento a todas as necessidades dos idosos até que estejam abrigados em outros locais.

(Assessoria MPPR)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

32 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais