Umuarama

Governo Federal reconhece situação de emergência em Umuarama pela estiagem

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu situação de emergência em mais 31 municípios brasileiros que enfrentam o período de estiagem. A maioria deles (26) está no Sul do País.

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3). Entre os municípios está Umuarama, que enfrentou longo período de estiagem, principalmente nos últimos três meses de 2021. A Prefeitura decretou situação de emergência em janeiro e divulgou que os prejuízos no município estavam estimados em R$ 117 milhões.

Também no mês de janeiro representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram em Umuarama a convite do Deral (Departamento de Economia Rural). No encontro, realizado na Cocamar, trataram sobre o problema da seca na região e que vem assolando a safra 2021/2022.

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Santa Catarina foi o estado da Região Sul com o maior número de reconhecimentos. Entraram em situação de emergência as cidades de Concórdia, Cunhataí, Descanso, Jardinópolis, Maravilha, Monte Carlo, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Riqueza, Santa Terezinha do Progresso e São Miguel da Boa Vista.

Em seguida, vem o Paraná, com mais nove cidades em situação de emergência: Barracão, Cruzeiro do Iguaçu, Manoel Ribas, Marquinho, Pranchita, Querência do Norte, Roncador, São José do Triunfo e Umuarama.

Já no Rio Grande do Sul, mais seis cidades receberam o reconhecimento federal nesta quinta-feira: Almirante Tamandaré do Sul, Áurea, Campo Novo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e São José do Inhacorá. Com isso, o estado passa a contar com 283 municípios em situação de emergência devido à estiagem. Veja neste link a lista completa.

OUTROS RECONHECIMENTOS

As cidades de Campo Formoso e Monte Santo, na Bahia, Salitre, no Ceará, Paulistana, no Piauí, e Almirante Afonso, no Rio Grande do Norte, também enfrentam a estiagem e obtiveram o reconhecimento federal nesta quinta-feira.

Ainda no Rio Grande do Norte, o município de Rafael Godeiro recebeu o reconhecimento federal em decorrência da seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

COMO SOLICITAR RECURSOS AO MDR

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

(Redação OBemdito e Assessoria MDR)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

20 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

44 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais