Foto: Assessoria PMU
O mês de janeiro de 2022 fechou com a confirmação de que 634 crianças foram contaminadas pelo coronavírus em Umuarama – um aumento de 2.338%, considerando que em dezembro de 2021 foram registrados 26 casos
. Segundo indicação da Secretaria Municipal de Saúde, é fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber a imunização contra a covid-19. Nesta quarta-feira (2) terá vacinação especial para crianças com 6 a 11 anos sem comorbidades.
De acordo com a enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, chefe da divisão de Atenção Primária em Saúde, os imunizantes serão disponibilizados nas unidades básicas de saúde Jardim Cruzeiro e Bem-Estar, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. “A criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável. Lembrando que é necessário levar documentação da criança, como CPF (que consta na Certidão de Nascimento), cartão SUS e documento com foto. Também é preciso levar os documentos pessoais dos pais”, ressalta.
O cronograma de vacinação contra o coronavírus inclui ainda primeira, segunda e terceira doses da Pfizer e reforço Janssen. “A imunização será na sede do Sest Senat, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. A primeira dose (D1) será para adolescentes a partir de 12 anos e adultos de qualquer idade. A segunda dose (D2) será adiantamento para pessoas com a primeira dose da Pfizer em 12/01 ou datas anteriores [21 dias ou mais]”, detalha Jaqueline.
Já a terceira dose Pfizer será destinada a pessoas com idade acima de 18 anos, vacinadas com a segunda dose dia 02/10 ou datas anteriores (4 meses). “Também teremos doses para gestantes vacinadas com a segunda dose dia 02/09 ou datas anteriores (5 meses) e para imunossuprimidos vacinados há 28 dias ou mais”, especifica.
Jaqueline acrescenta que também haverá vacinação de reforço da Janssen para pessoas que receberam a ‘dose única’ deste imunizante no dia 02/12 ou datas anteriores.
“Para receber qualquer uma dessas vacinas é preciso apresentar CPF, RG ou cartão SUS. Gestantes, puérperas e lactantes devem apresentar declaração médica e, caso tenham menos de 18 anos, documentos de emancipação ou autorização do pai, mãe ou responsável legal. Adolescentes
devem apresentar autorização escrita ou presença do pai, mãe ou responsável no ato da vacinação, portando documento com foto, registro de nascimento ou RG”, explica a enfermeira, acrescentando que imunossuprimidos devem apresentar declaração médica.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais