Aposentados e pensionistas do Fundo Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) devem realizar o recadastramento anual com a maior urgência possível, caso contrário correm o risco de terem o pagamento bloqueado. De acordo com o regime previdenciário próprio da Prefeitura, a atualização dos dados é utilizada como prova de vida para servidores inativos e pensionistas.
Segundo Denise Constante de Freitas, administradora do FPMU, os formulários para atualização foram enviados via Correios aos beneficiários no mês do aniversário, que devem preencher e devolver até a data informada no documento. “Muitos beneficiários cumpriram com a obrigação, mas infelizmente ainda temos muitos que não se manifestaram, desta forma o benefício pode ser temporariamente suspenso até a regularização”, alertou.
Denise comenta que várias correspondências foram devolvidas pelos Correios, revelando que os beneficiários mudaram de endereço e não comunicaram ao FPMU. “Tentamos entrar em contato por telefone, utilizando o número informado no cadastro, mas muitos não atendem ou dizem que não existe. É uma situação que nos deixa realmente preocupados”, pontua.
A administradora ressalta ainda que há casos em que um beneficiário vem a óbito e a família não comunica o FPMU. “Já tivemos situações em que o aposentado falecido tinha direito a rescisão e esse dinheiro ficou parado. Há também casos em que o benefício deveria ser transferido para os herdeiros, que não sabiam. Mais uma vez destacamos a importância da atualização do cadastro”, reforça.
O Fundo de Previdência Municipal possui hoje 617 aposentados e 167 pensionistas, muitos vivendo em outras cidades, espalhados por vários estados brasileiros. Esses beneficiários que não residem em Umuarama devem preencher o formulário de recadastramento anual perante um tabelião, no cartório de sua cidade. “A única forma legal de produzir a prova de vida, para quem é de fora, é dessa maneira, indo ao cartório”, registra Denise.
SERVIÇO – FUNDO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE UMUARAMA – FPMU – Recadastramento anual obrigatório – Rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho nº 4346 – Centro Cívico (próximo à Prefeitura). Telefones: (44) 3906-1025 ou 99995-8979 (Whatsapp).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais