Política

Terceiro vice a se tornar prefeito de Umuarama, Pimentel elege bairros como prioridade

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
25 de janeiro de 2022 22h20

Em 62 anos como município (emancipado em 25 de julho de 1960), Umuarama teve nesta terça-feira, 25, mais um vice assumindo em definitivo o cargo de prefeito – o segundo em função da cassação do titular pela Câmara de Vereadores.

O primeiro vice a ascender ao cargo foi Durval Seifert (em 14/01/1975), após a cassação do prefeito Hênio Romagnolli, e o segundo foi Tuguio Setogutte (27/04/1979), devido à renúncia de João Cioni Neto. Na época o médico Tuguio era deputado estadual e relutou em assumir o cargo, concordando apenas oito dias depois.

Com isso, Hermes Pimentel da Silva é o terceiro vice da história de Umuarama a se tornar prefeito em concorrida sessão na Câmara de Vereadores, substituindo Celso Pozzobom – que teve o mandato cassado pelo Legislativo na última sexta-feira, 21, depois de ser afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 15 de setembro de 2021. Desde então, Pimentel exercia a função interinamente. Efetivado, cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2024.

Nesta terça, na Câmara, Pimentel e a primeira-dama Rozileni Moreira Alves Pimentel da Silva tiveram na mesa de honra a companhia da Dona Maria da Sopa, amiga de longa data do prefeito e presidente da Associação Vida e Solidariedade, ao lado do presidente da Câmara, Fernando Galmassi, e do primeiro-secretário, vereador Cléber Nogueira. Eles foram conduzidos à mesa pelos vereadores Pé Duro, Cris das Frutas e Ana Novais.

Pimentel foi empossado prefeito pelo presidente da Câmara após execução do hino nacional e a leitura do compromisso de posse. Em breve discurso, agradeceu a presença do público que lotou o plenário, falou de sua experiência como vereador e vice-prefeito e disse que após quatro meses como interino já está familiarizado à rotina da Prefeitura e percebendo a evolução da equipe de assessores e servidores municipais.

“Todos estão empenhados em um bom trabalho. Nossa administração terá humildade, simplicidade e ações partindo sempre da periferia para o centro, pois é lá nos bairros que estão as carências”, disse. Comentou que a arrecadação municipal – na casa dos R$ 500 milhões/ano – permite investimentos sociais para melhorar a vida da população. “Basta usar bem esse dinheiro, aplicar com eficiência em projetos e ações relevantes”, apontou.

Empresário há 16 anos, hoje com 75 funcionários, três supermercados na periferia e outras empresas, destacou que sempre trabalhou para pessoas mais simples. “Vamos implantar 93 pontos de ônibus, aplicar R$ 10 milhões em pavimentação e recape, instalar parquinhos infantis, ampliar a educação em tempo integral com mais três escolas, tirando 1.200 alunos das ruas nos bairros D. Pedro, Industrial e Sonho Meu, e realizar investimentos sociais sempre de lá para cá, dos bairros para o centro”, reforçou.

O prefeito destacou obras que serão lançadas, como a duplicação da Estrada Bonfim (do shopping até a rodovia PR-323) e implantação da Avenida Pedromiro José Fernandes (saída para Ivaté), e concluídas, como o Centro de Eventos, entre outras. Disse cobrar a liberação de leitos exclusivos para pacientes com covid nos hospitais locais, junto ao Estado, e que após a aquisição sem restrições do Estádio Lúcio Pipino pretende anunciar em breve um grande investimento em infraestrutura.

Após descrever ações para conter o avanço da pandemia, Pimentel agradeceu a presença de todos mais uma vez e depois recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva.

HISTÓRICO

Hermes Pimentel foi eleito vice-prefeito em Umuarama pelo partido Democracia Cristã (DC) na coligação ‘Umuarama Segue no Rumo Certo’, composta pelos partidos PTB, PSC, Cidadania, PSB, PROS, PSD e DC. Natural de Umuarama, nasceu em 14/11/1972 e tem hoje 49 anos. Foi vereador na gestão 2009/2012, tendo ocupado a 2ª secretaria da mesa diretora entre 2009 e 2010 (na época em que Marcelo Nelli foi presidente) e vice-prefeito de Celso Pozzobom na gestão 2017/2020, tendo sido reeleito como vice para o mandato 2021/2024.

É casado com Rozileni Pimentel da Silva, tem uma filha de 22 anos e reside no Parque Industrial desde a sua infância. É empresário do comércio, com supermercados no Parque Industrial e no Conjunto Habitacional Sonho Meu, e também no ramo imobiliário, com loteamentos e venda de terrenos.

Faz questão de lembrar que sempre morou em Umuarama e que, na juventude, trabalhou como leiteiro. O gosto pela política veio com a atuação em projetos sociais voltados a famílias carentes. “Priorizamos o bem-estar do povo simples e o crescimento de Umuarama, a geração de emprego, a saúde, educação e a infraestrutura. Podemos avançar muito mais. Temos projetos e o compromisso de novas obras, experiência sobre como fazer e muita vontade de trabalhar”, completou Pimentel.

(Assessoria PMU)