Umuarama

Covid: Equipe da Saúde fará testes rápidos antes de encaminhar paciente para consulta médica

A partir desta terça-feira (25), o Ambulatório de Síndromes Gripais vai realizar exclusivamente exames antígenos, os chamados testes rápidos. De acordo com a nova estratégia de atendimento, todos os que chegarem até a Tenda Covid serão diretamente encaminhados para testagem, que apresenta o resultado em 15 minutos. Apenas quem receber resultado positivo vai entrar para atendimento; os outros serão encaminhados a unidades básicas de saúde ou dispensados.

Além de dar agilidade ao processo de atendimento ao cidadão, o novo esquema de triagem deve reduzir sensivelmente a emissão de atestados de afastamento do trabalho. “Para se ter uma ideia, foram realizados mais de 10 mil atendimentos nos últimos dias em Umuarama.

Deste total, 3.800 foram diagnosticadas com a doença (cerca de 40%), ou seja, felizmente a maioria das pessoas que procura por atendimento médico aqui não tem covid-19”, conta Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde.

Ele observa que há um número ‘muito expressivo’ de pessoas não tem sequer um sintoma de gripe e, mesmo assim, vai até o Ambulatório buscando fazer exame. “Algumas pessoas contam que não tiveram contato com um ninguém positivado, dizem simplesmente que ‘estão desconfiando’, mas não apresentam sintomas gripais. Se o atendente diz que ele não vai ser encaminhado para teste, eles ficam bravos, se revoltam, alguns chegam até ser agressivos”, conta.

O município tem testes antígenos swab (cotonete) suficientes para atender à grande demanda registrada desde o início do mês. Porém, o secretário de Saúde apela à população para que só busque atendimento no Ambulatório de Síndromes Gripais caso tenha sintomas.

“Vale destacar que não adianta fazer o exame no primeiro dia de sintoma. É preciso aguardar pelo menos três dias para diagnosticar a infecção”, indica Lima.

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, já havia indicado, há cerca de um mês, que a Secretaria de Saúde adotasse mais testes rápidos de covid no Ambulatório.

“Temos que tomar uma atitude para resolver um problema que vem acontecendo na cidade, que é o grande número de empregados que chegam na Tenda e dizem ter sintoma de gripe, pegam atestado e ficam afastados do serviço por sete ou dez dias, aguardando o resultado do exame feito em Curitiba. Agora isso vai ser resolvido, pois na hora ele já vai saber se pode voltar ao trabalho”, observou.

Ao lado dos secretários de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, e de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano Lopes da Silva, Pimentel recebeu um grupo de empresários associados à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), que relataram estar passando por ‘grandes dificuldades’ com a questão dos afastamentos por suspeita de covid.

Há setores em minha indústria que, de 15 empregados, 10 estão de atestado. Não sabia mais o que fazer, por isso viemos solicitar o apoio do Pimentel, que também é empresário e sabe como essa situação é complicada”, afirmou Miguel Fuentes Romero Filho, da Sorvetes Guri.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama vítima de acidente; vídeo mostra colisão

A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…

4 horas ago

OBemdito é o terceiro portal com maior alcance digital do Paraná

O portal OBemdito, de Umuarama, alcançou mais um marco importante no cenário da comunicação paranaense. Levantamento…

5 horas ago

Filho de Nunes Marques acumulou R$ 27,7 milhões em dois anos de advocacia

O advogado Kevin de Carvalho Marques, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio…

5 horas ago

Furtos em Ivaté e Douradina mobilizaram a Polícia Militar; nenhum suspeito foi localizado

A Polícia Militar registrou duas ocorrências de furto nesta quarta-feira (8) nos municípios de Ivaté…

5 horas ago

PM flagra adolescente vendendo maconha para usuário no centro de Pérola

A Polícia Militar (PM) de Pérola apreendeu uma adolescente após flagrar ela vendendo maconha para…

6 horas ago

Cafezal do Sul: Homem denuncia terceira fraude com linha telefônica em seu nome

Um homem de 30 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais