Paraná

Predominância da Ômicron passa de 85% no Paraná, aponta Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Paraná confirmou na noite desta quarta-feira (19) à Secretaria de Estado da Saúde que o índice de predominância da variante Ômicron gira em torno de 85,3%. Agora, dentro de 190 novas amostragens analisadas, 162 positivaram para a cepa, e 28 para a Delta, que era predominante no Estado em 2021.

O Relatório de circulação de linhagens do vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, do Instituto Carlos Chagas, já havia confirmado a predominância da variante no sequenciamento genômico de sábado (15). A análise considera testes coletados entre 3 e 9 de janeiro deste ano nas quatro macrorregiões do Estado em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

“A presença e a circulação acelerada da Ômicron no Paraná são fatos. Já estávamos esperando desde a confirmação da variante no Brasil. Nossa média móvel de casos em janeiro é muito maior do que a de dezembro, isso mostra claramente a predominância da Ômicron, ultrapassando a Delta no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

A cepa é considerada como “variante de preocupação” (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A VOC tende a induzir casos mais graves e aumentar a transmissibilidade da doença. 

“Precisamos que a população se conscientize e continue utilizando máscaras, lavando as mãos, usando álcool em gel e deixando a vacinação contra a Covid-19 em dia, seja com a primeira dose nas crianças, segunda dose em adultos e adolescentes e dose de reforço”, disse o secretário. 

A Sesa havia confirmado oito novos casos da variante nesta quarta após o Relatório de Sequenciamento Genômico da Fiocruz Rio de Janeiro, somando 100 registros da variante. Com o sequenciamento da Fiocruz Paraná, o Estado passa a ter 262 confirmações da Ômicron, sem óbitos registrados. 

Os casos identificados serão inseridos no monitoramento oficial do Estado nos próximos dias, após investigação epidemiológica para identificação do perfil, município de residência e evolução dos infectados.

(Agência Estadual de Notícias)

Agência Estadual

Recent Posts

Flávio Bolsonaro diz que usará Congresso para mudar Constituição se for eleito

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que pretende usar a…

18 minutos ago

Motorista é abordado com CNH vencida e veículo irregular em Maria Helena

Um homem de 58 anos foi abordado pela Polícia Militar durante a noite no distrito…

31 minutos ago

Influenciadora digital é apontada como líder de organização suspeita de traficar cocaína em Umuarama

Uma influenciadora digital é apontada pela Polícia Civil do Paraná como possível líder de uma…

58 minutos ago

Abordagem policial termina com homem preso e revólver apreendido em Moreira Sales

Um homem de 61 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na…

1 hora ago

Homem com mandado de prisão em aberto é detido em Serra dos Dourados

Um homem de 37 anos foi preso na tarde desta terça-feira (6), no distrito de…

2 horas ago

Operação Pinscher: PF cumpre quatro mandados expedidos pela Justiça Federal de Umuarama

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) a Operação Pinscher para combater o contrabando de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais