Foto: Assessoria Uopeccan
No combate ao câncer, a radioterapia utiliza da radiação ionizante para destruir as células tumorais. Uma vez que é um tratamento direcionado para a região do corpo afetada pelo tumor, evita efeitos indesejados sobre outros órgãos.
A pele que recobre a área atingida pela doença muitas vezes recebe radiação que poderá causar alterações que vão desde ressecamento e coceira, quando a dose é pequena, vermelhidão e ardência em casos moderados podem até surgir a formação de bolhas e descamação da pele nas dosagens altas.
“Essas alterações podem variar dependendo da dosagem da radioterapia, como também das características pessoais do paciente, do tipo de tumor e da localização da doença, e que hoje esses efeitos são minimizados graças aos avanços tecnológicos, mas também aos cuidados e a atenção da equipe da nossa instituição”, conta o radio-oncologista da Uopeccan, Géser Vinícius Silva Soares.
Pensando em amenizar essas ocorrências e trazer atendimento mais humanizado, a Uopeccan fornece, sem custo, creme especificamente desenvolvido e aprovado para esse fim. “Com a utilização adequada desse produto é possível diminuir o desconforto, melhorar a experiência e evitar pausas durante o tratamento, o que permite ao paciente obter o melhor resultado possível com a radioterapia”, explica.
Além da utilização do creme, os pacientes recebem orientações sobre os cuidados com a pele, entre eles, evitar a exposição ao sol e não utilizar protetor solar, cremes e produtos cosméticos caseiros na área que está em tratamento. Alguns deles podem provocar sequelas adversos, machucar a pele e acabar prejudicando o tratamento, em caso de dúvidas é sempre necessário conversar com a equipe médica.
Aproximadamente 75% dos pacientes com câncer necessitarão de radioterapia em algum momento do seu tratamento oncológico, porém essa modalidade também pode ser utilizada em outras áreas da medicina como cirurgia plástica, oftalmologia e ortopedia, como explica o especialista. “A radioterapia, quando bem utilizada tem o potencial de proporcionar vários benefícios: como a cura da doença a que se propunha o tratamento; dispensando muitas vezes procedimentos mais invasivos como anestesia, cirurgia e internação”, complementa o Dr. Géser.
Estrutura
A Uopeccan é referência em radioterapia, oferecendo serviço na região Sul do Brasil, com Aceleradores Lineares modernos e atualizados oferece tratamento de alta tecnologia, como IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), VMAT (Arcoterapia Volumétrica), Radiocirurgia, Radioterapia Estereotáxica Fracionada, além de outros equipamentos como a Braquiterapia de Alta Taxa de Dose e aparelho de Raio-X Superficial, ideal para tratamentos de câncer de pele.
Para que esse trabalho seja desenvolvido com excelência, contamos com o apoio da equipe multidisciplinar, entre eles, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, dosimetrista, equipe de enfermagem e técnicos de radioterapia, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.
(Assessoria Uopeccan)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais