Vacinação tem sido fundamental para evitar casos graves, com necessidade de hospitalização (FOTO: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL)
O rápido avanço da Covid-19 neste início de ano, atribuído à chegada da variante ômicron ao Paraná, já pode ser confirmada no informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Segundo os dados, a média móvel da doença subiu 1190,5% em apenas duas semanas, principalmente após a confirmação de 18.579 casos em apenas quatro dias.
De acordo com a Sesa, a média móvel do coronavírus antes do Natal era 142, uma média que apontava para a tendência de controle da pandemia no estado. Nesta sexta-feira (7), porém, a média chegou a 2.361.
Segundo o secretário Beto Preto, o momento é de foco para que os casos não subam ainda mais.
“As portas das unidades de pronto-atendimento do estado estão cheias, então precisamos de foco para a vacina. Quero pedir a colaboração de todos para, principalmente, a 2ª dose e dose de reforço da vacina da Covid e também muito foco para a vacina da gripe”.
O secretário também reforçou o apelo para o uso correto da máscara, lavagem das mãos e utilização do álcool em gel. Segundo Beto Preto, evitar as aglomerações é um “ato necessário”.
Apesar do alto número de casos, o Governo do Paraná ainda não tomou nenhuma medida mais drástica de controle da transmissão. Um dos motivos que explica é o baixo número de pessoas internadas, reflexo da campanha de vacinação.
Quarenta e cinco pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (17 em UTI e 28 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular, conforme o último boletim da Sesa, deste sábado (8).
Explosão de casos
Projeção da Universidade de Washington (EUA) aponta que o Brasil pode chegar a 1 milhão de pessoas infectadas por dia com Covid em duas semanas. A universidade estima que 468 mil pessoas tenham sido infectadas no Brasil apenas nesta sexta-feira (7), incluindo aquelas que não fizeram exames.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o país deve chegar a 1 milhão de infectados no dia 23 de janeiro e a um pico de 1,3 milhão em meados de fevereiro.
(BANDA B)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais