Umuarama

Ambulatório Covid será transferido para o Centro da Juventude de Umuarama

Após queixas de falta de espaço e de estrutura para acomodar a grande quantidade de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde irá transferir novamente o Ambulatório de Síndromes Gripais. A ‘tenda’ Covid passará a atender no Centro da Juventude, possivelmente a partir do próximo sábado (8) – a data ainda deve ser confirmada.

O Centro da Juventude está localizado na avenida Goiânia 3536, Zona IV. O local é amplo e terá mais condições de receber a demanda crescente de pessoas. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, até a última semana a média diária de atendimento era de 10 pessoas. Após as festas de fim de ano (Natal) o número de pacientes com suspeita de terem contraído coronavírus aumentou drasticamente.

Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, informou a OBemdito que na terça-feira (4), em 12 horas foram atendidas 175 pessoas no ambulatório – atualmente localizado na avenida Rio Grande do Norte. Havia pessoas sentadas no chão, na calçada em frente ao ambulatório, enquanto aguardavam atendimento.

Foram realizadas cerca de 150 coletas de material, que foram envidas para o Laboratório Central em Curitiba. Além disso, alguns pacientes que estiveram no local já chegaram com exames positivos em mãos – exames que foram feitos em laboratórios particulares e farmácias.

No Centro da Juventude serão utilizadas 4 salas – sendo dois auditórios – além dos banheiros e uma tenda será montada no espaço do pátio para que as pessoas possam ficar ao ar livre. Simony disse que o espaço está sendo preparado, com a instalação de lavatórios e demais estruturas necessárias. “O investimento será pequeno e queremos entrar em funcionamento o mais rápido possível”, comentou.

Na terça-feira Umuarama teve um total de 52 casos confirmados de coronavírus. A expectativa é de que nesta quarta-feira (5) sejam cerca de 70 novos casos positivos, de acordo com Simony.

A coordenadora informou que a expectativa é de que a mudança de endereço do ambulatório ocorra no sábado (8). “Nossa maior preocupação é acomodar melhor os pacientes. No imóvel atual é possível acomodar no máximo 70 pessoas por dia”, disse Simony, que acrescentou informando que os pacientes com quadro leve de Covid vão permanecer em observação por curto período no próprio Centro da Juventude e os casos moderados ou graves serão encaminhados para o Pronto Atendimento Municipal.

Redação

Recent Posts

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

34 segundos ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

32 minutos ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

1 hora ago

Vídeo mostra motociclista batendo em poste durante fuga da polícia em Sarandi

Condutor fugiu por cerca de 1,6 quilômetro após ser flagrado empinando a moto; ele sofreu…

2 horas ago

Pioneiro de Goioerê morre aos 74 anos após acidente de bicicleta

Inácio Miranda da Silva perdeu o controle da bicicleta e bateu a cabeça durante uma…

2 horas ago

Acidente com ônibus deixa um morto e quase 50 feridos na BR-277, no Paraná

Coletivo seguia de Foz do Iguaçu para São Paulo quando foi atingido por um carro…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais